Ensino de Design de IHC: Um Panorama sobre a Análise e Modelagem de Usuários, Tarefas e Interação

  • Bruna Camila de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Leonardo Cunha de Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo


Há muitos anos os pesquisadores brasileiros da área de Interação Humano-Computador (IHC) vêm discutindo o Ensino de IHC no país. Este artigo visa a contribuir com as discussões acerca do ensino de design de IHC ao apresentar um estudo exploratório realizado com o intuito de identificar se conteúdos relativos a análise e modelagem de usuários, tarefas e interação estão sendo ensinados em disciplinas da área, e quais são os conteúdos que estão sendo abordados relacionados a esses tópicos

Referências

Annett, J. (2003) “Hierarchical Tasks Analysis”. In: Hollnagel (ed.) Handbook of Cognitive Task Design.

Bim, S.A., Prates, R.O., Silveira, M.S. e Winckler, M. (2012) “Ensino de IHC - Atualizando as Discussões sobre a Experiência Brasileira”. In: WEIHC’12.

Card, S., Moran, T. e Newell, A. (1983) “The Psychology of Human-Computer Interaction”.

Costa Neto, M.A. e Leite, J.C. (2011) “Empregando Modelo de Interação na Representação de Padrões de Usabilidade”. In: SBSI’11.

Hix, D. e Hartson, H. (1993) “Developing User Interfaces: Ensuring Usability Through Product & Process”.

Leite, J.C. (2010) “Aplicando Técnicas Práticas de Comunicação para o Design e a Avaliação de IHC na Formação de Profissionais de Computação”. In: IHC’10.

Lopes, A., Marques, A.B., Conte, T. e Barbosa, S.D.J. (2015) “MoLVERIC: An Inspection Technique for MoLIC Diagrams”. In: SEKE’15.

Muñoz, I.K. (2000) “Validação do Formalismo TAOS para a Modelagem da Tarefa do Usuário no Contexto do Projeto de Interface Homem-Máquina”. Dissertação/UFPB.

Paternó, F., Mancini, C. e Meniconi, S. (1997) “ConcurTaskTrees: A Diagrammatic Notations for Specifying Task Models”. In: INTERACT’97.

Payne, S. e Green, T.R.G. (1989) “Task-action Grammar: The Model and Its Developments”. In: Diaper (ed.) Task Analysis for Human-Computer Interaction.

Silveira, M.S. e Prates, R.O. (2007) “Uma Proposta da Comunidade para o Ensino de IHC no Brasil”. In: WEI’07.

Souza, C.S., Leite, J.C., Prates, R.O. e Barbosa, S.D.J. (1999) “Projeto de Interfaces de Usuário: Perspectivas Cognitiva e Semiótica”. In: JAI/CSBC’99.

Winckler, M.A.A. e Pimenta, M.S. (2004) “Análise e Modelagem de Tarefas”. In: IHC’04.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MENEZES, Bruna Camila de; MIRANDA, Leonardo Cunha de. Ensino de Design de IHC: Um Panorama sobre a Análise e Modelagem de Usuários, Tarefas e Interação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 19. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 25-30. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2020.14050.