Aprendizagem Baseada em Equipe Aplicada no Ensino Remoto na Disciplina de Interação Humano-Computador
Resumo
Este artigo apresenta um relato sobre a adoção da Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE) na disciplina de Interação Humano-Computador (IHC), a fim de identificar a melhor aplicação para apoiar a prática de exercícios físicos durante o período pandêmico. Nesse sentido, esse relato apresenta a análise da aplicação das etapas da metodologia e dos resultados obtidos pelos alunos nas atividades avaliativas da disciplina.Referências
ISO/IEC 25000 (2014). “Software engineering -- Product quality”, http://iso25000.com/index.php/en/iso-25000-standards/iso-25010, Abril.
Krug, R., Vieira, M., Maciel, M., Erdmann T., Vieira, F., Koch, M. e Grosseman, S. (2016). O “Bê-Á-Bá” da aprendizagem Baseada em Equipe. Em Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 40, n. 4, páginas 602-620.
Laugwitz, B., Held, T. and Martin, S. (2008). Construction and Evaluation of a User Experience Questionnaire. In Symposium of the Workgroup Human-Computer Interaction and Usability Engineering of the Austrian Computer Society,pages 63-76.
Ledo, C. e Kronbauer, A. (2019). Avaliação dos Sentimentos Hedônicos com a Utilização de Práticas Pedagógicas. Em Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, páginas 116-121.
Michaelsen L. and Sweet M. (2008) “Fundamental principles and practices of Team-Based Learning”, Sterling, VA: Stylus Publishing., p. 9-34.
Parmelee, D., Michaelsen, L., Cook, S. and Hudes, P. Team-based learning: a practical guide: AMEE guide no. 65. Em Medical teacher, vol. 34, n. 5, pages 275-287.
Romeo, A., Edney, S., Plotnikoff, R., Curtis, R., Ryan, J., Sanders, I., and Maher, C. (2019). Can smartphone apps increase physical activity? Systematic review and meta-analysis. In Journal of medical Internet research, vol. 21, n. 3, pages 1-14.
Sales, A., Serrano, M. e Serrano, M. (2020). Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador. Em Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 37, páginas 49-64.
Krug, R., Vieira, M., Maciel, M., Erdmann T., Vieira, F., Koch, M. e Grosseman, S. (2016). O “Bê-Á-Bá” da aprendizagem Baseada em Equipe. Em Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 40, n. 4, páginas 602-620.
Laugwitz, B., Held, T. and Martin, S. (2008). Construction and Evaluation of a User Experience Questionnaire. In Symposium of the Workgroup Human-Computer Interaction and Usability Engineering of the Austrian Computer Society,pages 63-76.
Ledo, C. e Kronbauer, A. (2019). Avaliação dos Sentimentos Hedônicos com a Utilização de Práticas Pedagógicas. Em Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, páginas 116-121.
Michaelsen L. and Sweet M. (2008) “Fundamental principles and practices of Team-Based Learning”, Sterling, VA: Stylus Publishing., p. 9-34.
Parmelee, D., Michaelsen, L., Cook, S. and Hudes, P. Team-based learning: a practical guide: AMEE guide no. 65. Em Medical teacher, vol. 34, n. 5, pages 275-287.
Romeo, A., Edney, S., Plotnikoff, R., Curtis, R., Ryan, J., Sanders, I., and Maher, C. (2019). Can smartphone apps increase physical activity? Systematic review and meta-analysis. In Journal of medical Internet research, vol. 21, n. 3, pages 1-14.
Sales, A., Serrano, M. e Serrano, M. (2020). Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador. Em Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 37, páginas 49-64.
Publicado
18/11/2021
Como Citar
VIANA, Josué; NETO, Benedito; PORTELA, Carlos; SANTOS, Isadora; LOBATO, Cesar; SILVA, João Vitor; VANZELER, Jocivaldo.
Aprendizagem Baseada em Equipe Aplicada no Ensino Remoto na Disciplina de Interação Humano-Computador. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 35-40.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2021.19587.