Educação, morte e tecnologias - experiência no ensino de avaliação em IHC

  • Daniele Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silvia Amélia Bim Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo


A constituição de um legado digital e as implicações da morte para a gestão póstuma de dados devem ser abordadas no contexto da sala de aula. Neste artigo, são partilhadas as reflexões dos alunos no contexto da disciplina Avaliação na Interação Humano-Computador. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi realizada a partir de uma experiência pedagógica em que todo o conteúdo da disciplina foi abordado com foco nos sistemas de gestão do legado digital. Ao final do curso, foi aplicado um questionário com o objetivo de compreender a percepção do aluno sobre o processo formativo vivenciado. Os dados revelam que a experiência foi positiva tanto para a aquisição de conhecimentos sobre os métodos de avaliação, como para as reflexões sobre a finitude da vida.

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Publicado
18/11/2021
TREVISAN, Daniele; MACIEL, Cristiano; BIM, Silvia Amélia. Educação, morte e tecnologias - experiência no ensino de avaliação em IHC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 56-63. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2021.19590.

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