Avaliação dos Termos de Uso, Política de Privacidade e Coleta de Dados do Conecte SUS

  • Gabriel Vaz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Luiz Henrique Mosmann Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Renata Vinadé Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Milene Silveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rafael Bordini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rafael Prikladnicki Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Sabrina Marczak Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo


Com o surgimento da pandemia do Coronavírus e após a produção de vacinas para proteger a população, o aplicativo Conecte SUS se tornou amplamente utilizado já que prevê a integração das informações de saúde do cidadão, como, por exemplo, o controle e emissão do Certificado Nacional de Vacinação COVID-19. Assim, sendo possível ter o controle vacinal da população, além de permitir maior segurança para eventos em lugares fechados. Com a sanção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em 2020, a coleta e manipulação dos dados dos usuários tornou-se ainda mais discutida por empresas e pesquisadores. Seguindo este contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar os Termos de Uso, Política de Privacidade e coleta de dados do Conecte SUS, nesta pesquisa, foram realizadas as aplicações dos métodos de avaliação por inspeção (Percurso Cognitivo) e de extração de opinião (Questionário).

Palavras-chave: Percurso Cognitivo, Avaliação de Privacidade, Conecte SUS, Termos de Uso, Política de Privacidade

Referências

Affonso, E. P. (2018). A insciência do usuário na fase de coleta de dados: privacidade em foco. PhD thesis, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Barbosa, S., Silva, B., Silveira, M., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. (2021). Interação humano-computador e experiencia do usuário. autopublicação.

Kobayashi, T. O. and dos Reis, V. Q. (2020). Tics no apoio a compreensão de termos de uso e políticas de privacidade. In Anais do I Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, pages 137–144. SBC.

Souza, M. K., Jacob, C. E., Gama-Rodrigues, J., Zilberstein, B., Cecconello, I., and Habr-Gama, A. (2013). Termo de consentimento livre e esclarecido (tcle): fatores que interferem na adesão. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo), 26:200–205.
Publicado
17/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
VAZ, Gabriel; MOSMANN, Luiz Henrique; VINADÉ, Renata; SILVEIRA, Milene; BORDINI, Rafael; PRIKLADNICKI, Rafael; MARCZAK, Sabrina. Avaliação dos Termos de Uso, Política de Privacidade e Coleta de Dados do Conecte SUS. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 100-103. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.224873.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)