Análise e Comparação de Usabilidade em Configurações de Privacidade: um Estudo de Caso das Redes Sociais Instagram, Facebook e Twitter
Resumo
Este artigo analisa a usabilidade das interfaces de configuração de privacidade em aplicações de rede social. A análise heurística foi realizada usando a abordagem estruturada de análise de privacidade (STRAP), um conjunto de heurísticas planejado para avaliar e detectar problemas de privacidade em sistemas interativos. Adicionalmente, um questionário relativo à usabilidade foi elaborado e respondido por cem usuários. A avaliação heurística gerou resultados úteis. Em geral, o Instagram pontuou mais alto em problemas de usabilidade dentre os aplicativos avaliados. De todas as heurísticas, os aplicativos tiveram maiores dificuldades relacionadas a consenso explícito. Além disso, o questionário apoiou os problemas de usabilidade identificados acima.
Referências
Carlomagno, M. (2008). Conduzindo pesquisas com questionários online: uma introdução às questões metodológicas. In Tarcízio Silva, J. B. and Rogedo, P., do, P., editors, Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. Editora IBPAD, Brasília.
Jensen, C. and Potts, C. (2007). Experimental evaluation of a lightweight method for augmenting requirements analysis. In Proceedings of the 1st ACM International Workshop on Empirical Assessment of Software Engineering Languages and Technologies: Held in Conjunction with the 22nd IEEE/ACM International Conference on Automated Software Engineering (ASE) 2007, WEASELTech ’07, page 49–54, New York, NY, USA. Institute of Electrical and Electronics Engineers.
Jensen, C., Tullio, J., Potts, C., and Mynatt, E. D. (2005). Strap: A structured analysis framework for privacy. In GVU Center Technical Reports. Georgia Institute of Technology.
Nielsen, J. (1993). Usability engineering. Academic Press, San Diego.