Rumo à Concepção de Diretrizes para Design da Gamificação sob a ótica da IHC feminista

Resumo


A gamificação é uso de elementos de jogos em contextos não lúdicos visando engajar um público específico e motivar comportamentos. Ao considerar a diversidade do desenvolvimento de soluções tecnológicas, percebe-se que a grande maioria das pessoas que se desenvolvem na área de gamificação são homens, o que torna a gamificação um objeto de estudo interessante. Assim, este trabalho visa estabelecer um conjunto de diretrizes para auxiliar o design da gamificação sob a perspectiva da IHC feminista. Como resultado, espera-se que as soluções tenham maior diversidade criativa e que as pessoas se sintam mais incluídas no processo.

Palavras-chave: gamificação, IHC feminista, diretrizes, diversidade

Referências

Araujo, A. and Frigo, L. B. (2021). Diversidade de gênero na área de TI ainda é pauta contemporânea. Revista da sociedade brasileira de computação (44).

Bardzell, S. (2010). Feminist HCI: taking stock and outlining an agenda for design. In Proceedings of the SIGCHI conference on human factors in computing systems, pages1301–1310.

Caponetto, I., Earp, J., and Ott, M. (2014). Gamification and education: A literature review. 1:50.

Denden, M., Tlili, A., Essalmi, F., and Jemni, M. (2017). An investigation of the factors affecting the perception of gamification and game elements. In 2017 6th international conference on Information and Communication Technology and Accessibility (ICTA), pages 1–6. IEEE.

Hewett, T. T., Baecker, R., Card, S., Carey, T., Gasen, J., Mantei, M., Perlman, G., Strong,G., and Verplank, W. (1992). ACM SIGCHI curricula for human-computer interaction. ACM.

Maciel, C. and Viterbo, J. (2020). Computação e sociedade: A profissão-volume 1.

Melo, T. and Sobreira, M. (2018). Identidade de gênero e orientação sexual: perspectivas literárias. Temas em Saúde, 18(3):381–404.

Mitchell, A. (2021). Collaboration technology affordances from virtual collaboration in the time of covid-19 and post-pandemic strategies. Information Technology & People.

Moro, F. F. et al. (2016). Gênero em redes sociais: Um incentivo a construção de computação inclusiva.

Oyibo, K., Orji, R., and Vassileva, J. (2017). The influence of culture in the effect of age and gender on social influence in persuasive technology. In Adjunct publication of the25th conference on user modeling, adaptation and personalization, pages 47–52.

Scavone, L. (2008). Estudos de gênero: uma sociologia feminista? Revista Estudos Feministas, 16:173–186.

Toda, A. M., Oliveira, W., Shi, L., Bittencourt, I. I., Isotani, S., and Cristea, A. (2019). Planning gamification strategies based on user characteristics and dm: A gender-based case study. arXiv preprint arXiv:1905.09146.
Publicado
17/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
CORDOVA, Karine Alessandra; KLOCK, Ana Carolina Tomé; GASPARINI, Isabela. Rumo à Concepção de Diretrizes para Design da Gamificação sob a ótica da IHC feminista. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 116-119. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.226020.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)