Rumo à Concepção de Diretrizes para Design da Gamificação sob a ótica da IHC feminista

Resumo


A gamificação é uso de elementos de jogos em contextos não lúdicos visando engajar um público específico e motivar comportamentos. Ao considerar a diversidade do desenvolvimento de soluções tecnológicas, percebe-se que a grande maioria das pessoas que se desenvolvem na área de gamificação são homens, o que torna a gamificação um objeto de estudo interessante. Assim, este trabalho visa estabelecer um conjunto de diretrizes para auxiliar o design da gamificação sob a perspectiva da IHC feminista. Como resultado, espera-se que as soluções tenham maior diversidade criativa e que as pessoas se sintam mais incluídas no processo.

Palavras-chave: gamificação, IHC feminista, diretrizes, diversidade

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Publicado
17/10/2022
CORDOVA, Karine Alessandra; KLOCK, Ana Carolina Tomé; GASPARINI, Isabela. Rumo à Concepção de Diretrizes para Design da Gamificação sob a ótica da IHC feminista. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 116-119. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.226020.