Modelo para o desenvolvimento de jogos educacionais digitais por educadores do ensino fundamental brasileiro

Resumo


Várias tecnologias têm sido propostas para ajudar os professores a usar jogos no contexto educacional. Entretanto, para que os jogos sejam apropriados para este público, eles devem incluir aspectos que levem ao divertimento e ao aprendizado. A criação de jogos educacionais é um desafio, envolvendo, por exemplo, requisitos pedagógicos, conteúdo e formas de envolver os alunos nos jogos para que eles possam aprender algo em um ambiente que utiliza o paradigma construtivista. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de plataforma que permita aos professores do ensino fundamental brasileiro criar e personalizar jogos educativos digitais.

Palavras-chave: Jogos educacionais, Ensino fundamental, Desenvolvimento pelo usuário final

Referências

Alves, A. G. and Hostins, R. C. L. (2020). “eu fiz meu game”: Um framework para criação de jogos digitais por crianças. Revista Docência e Cibercultura, 4(1):239–242.

Barricelli, B. R., Cassano, F., Fogli, D., and Piccinno, A. (2019). End-user development, end-user programming and end-user software engineering: A systematic mapping study. Journal of Systems and Software, 149:101–137.

Bellotti, F., Berta, R., and De Gloria, A. (2010). Designing effective serious games: opportunities and challenges for research. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 5(2010).

Carmosino, I., Bellotti, F., Berta, R., De Gloria, A., and Secco, N. (2017). A game engine plug-in for efficient development of investigation mechanics in serious games. Entertainment Computing, 19:1–11.

Clark, D. (2003). Learning by playing: can computer games and simulations support teaching and learning for post-16 learners in formal, workplace and informal learning contexts. In Computer games in education and training. Presentation at LSDA seminar London.

de Franca, R. S., Falcão, T. P., Peres, F., and Morais, D. (2021). Uma análise da emergência de pensamento computacional em práticas de desenvolvimento de jogos digitais na educação do campo. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 104–112. SBC.

De Gloria, A., Bellotti, F., and Berta, R. (2014). Serious games for education and training. International Journal of Serious Games, 1(1).

Falcão, T. P., Morais, D. C., Aquino, J. R., and Peres, F. M. d. A. (2019). Química em diálogo na educação do campo: Um estudo sobre a participação de jovens do ensino médio no desenvolvimento de jogos digitais. Revista de Sistemas e Computação-RSC, 8(2).

Francese, R., Risi, M., Siani, R., and Tortora, G. (2018). Augmented treasure hunting generator for edutainment. In 2018 22nd International Conference Information Visualisation (IV), pages 524–529. IEEE.

Kanode, C. M. and Haddad, H. M. (2009). Software engineering challenges in game development. In 2009 Sixth International Conference on Information Technology: New Generations, pages 260–265. IEEE.

Klopfer, E., Osterweil, S., Salen, K., et al. (2009). Moving learning games forward. Cambridge, MA: The Education Arcade.

Ko, A. J., Abraham, R., Beckwith, L., Blackwell, A., Burnett, M., Erwig, M., Scaffidi, C. Lawrance, J., Lieberman, H., Myers, B., et al. (2011). The state of the art in end-user software engineering. ACM Computing Surveys (CSUR), 43(3):21.

Mouaheb, H., Fahli, A., Moussetad, M., and Eljamali, S. (2012). The serious game: what educational benefits? Procedia-Social and Behavioral Sciences, 46:5502–5508.

Pérez-Colado, V. M., Pérez-Colado, I. J., Freire-Mor ́an, M., Martínez-Ortiz, I., and Fernández-Manj ́on, B. (2019). Uadventure: Simplifying narrative serious games development. In 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), volume 2161, pages 119–123. IEEE.

Prensky, M. (2003). Digital game-based learning. Computers in Entertainment (CIE), 1(1):21–21.

Rideout, V. J., Foehr, U. G., and Roberts, D. F. (2010). Generation m 2: Media in the lives of 8-to 18-year-olds. Henry J. Kaiser Family Foundation.

Squire, K. (2003). Video games in education. Int. J. Intell. Games & Simulation, 2(1):49– 62.

Torrente, J., Del Blanco, Á., Marchiori, E. J., Moreno-Ger, P., and Fernández-Manjón, B. (2010). ¡e-adventure¿: Introducing educational games in the learning process. In IEEE EDUCON 2010 Conference, pages 1121–1126. IEEE.
Publicado
17/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Joana G. R. de; PRATES, Raquel O.. Modelo para o desenvolvimento de jogos educacionais digitais por educadores do ensino fundamental brasileiro. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 192-200. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.226220.