Lili: Um aplicativo de Aprendizagem e Aperfeiçoamento de Idiomas com Imersão para Pessoas com Dislexia
Resumo
Pessoas com dislexia possuem dificuldades para relacionar sons com letras, ocasionando falhas na leitura, escrita e fala. Aprender uma língua estrangeira pode ser ainda mais difícil devido às línguas com radicais distintos dos da língua portuguesa, como a inglesa. Utilizamos o Processo de Design centrado no Humano para desenvolver um protótipo do aplicativo Lili - Learning and Improvement for Language with Immersion, voltado para adultos nativos da língua portuguesa com dislexia. O aplicativo dispõe de funções de tradução a partir da escrita, fala, captura de palavras por foto e reforço da aprendizagem em práticas gamificadas.
Referências
Associação Brasileira de Dislexia (ABD). O que é dislexia? set. 2016. Dislexia.org.br, 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 abr. 2023.
De Luca, Maria Inez Ocanã. Curso de Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem – Intensivo. jul. 2018. Apresentação do Powerpoint. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 abr. 2023.
Wu, S., Reynolds, L., Li, X., & Guzmán, F. (2019, May). Design and evaluation of a social media writing support tool for people with dyslexia. In Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 1-14).
Goodman, S. M., Buehler, E., Clary, P., Coenen, A., Donsbach, A., Horne, T. N., ... & Morris, M. R. (2022, October). LaMPost: Design and Evaluation of an AI-assisted Email Writing Prototype for Adults with Dyslexia. In Proceedings of the 24th International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility (pp. 1-18).
ORG, I. D. E. O. The Field Guide to Human Centered Design. Ideo Org, 2015.
Barbosa, S. D. J., Silva, B. S. d., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. D. J. (2021). Interação humano-computador. Elsevier Brasil.