Comunicabilidade em Saúde: O Uso de práticas de Linguagem Simples e Inspeção Semiótica para avaliar o Conecte SUS
Resumo
Conecte SUS é um aplicativo brasileiro de informações integradas da rede pública de saúde. Ele passou a ser mais utilizado na pandemia de COVID-19. Porém, muitos usuários relatam dificuldades de acesso no sistema, falta de intuitividade na interface, excesso de informações, etc. Nesta pesquisa avaliamos o aplicativo do ponto de vista da comunicabilidade, com foco em usuários idosos e com pouca experiência em tecnologia. A pesquisa utiliza o método de inspeção semiótica científico sob a perspectiva distinta de dois avaliadores. O estudo também compara os resultados com práticas da técnica de Linguagem Simples, combinando essas abordagens para identificar problemas potenciais no aplicativo.
Referências
Google. 2023. Conecte SUS – Apps no Google Play. [link]. Acesso em 22 dez. 2023.
Gov.br. 2022. Atualização do Conecte-SUS libera acesso off-line ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 — Ministério da Saúde. [link]. Acesso em 22 out. 2023.
IEPS Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. 2023. Desafios da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028. [link]. Acesso em 22. out. 2023.
G1. 2021. Problemas no ConecteSUS: antes de ataque hacker, sistema teve polêmica com alteração de dados e falhas | Saúde | G1. [link]. Acesso em 22 out. 2023.
De Souza, C. S., & Leitão, C. F. (2009). Semiotic engineering methods for scientific research in HCI. Morgan & Claypool Publishers.
Liu, C., Wang, D., Liu, C., Jiang, J., Wang, X., Chen, H., ... & Zhang, X. (2020). What is the meaning of health literacy? A systematic review and qualitative synthesis. Family medicine and community health, 8(2).
Plainlanguage.gov. 2024. Federal Plain Language Guidelines. [link]. Acesso em 15 de fev. de 2024.
PLAIN. Plain Language Association International. What is plain language? 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 15 fev. de 2024.
De Souza, C. S., Leitão, C. F., Prates, R. O., & Da Silva, E. J. (2006). The semiotic inspection method. In Proceedings of VII Brazilian symposium on Human factors in computing systems (pp. 148-157).
De Souza, C. S., Leitão, C. F., Prates, R. O., Bim, S. A., & da Silva, E. J. (2010). Can inspection methods generate valid new knowledge in HCI? The case of semiotic inspection. International Journal of Human-Computer Studies, 68(1-2), 22-40.
Rodrigues, A. P., Marques, G. M., Rodrigues, L. B., Mattos, P. A. A., Nunes, V. T., Cappelli, C., ... & de Moraes, R. M. (2023). Uma proposta de Automação para o Índice Nacional de Avaliação de Linguagem Simples em Serviços Públicos. In Anais do XI Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (pp. 106-117). SBC.
ABEPTIC, Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação. (2022). Guia de uso da linguagem para apresentação de serviços públicos. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 de agosto de 2023.
São Paulo, P. de. Programa Municipal de Linguagem Simples. 2024. Disponível em: [link]. Acesso 28 fev. 2024.
Fontainha, T. C., Silva, N. J., & Cappelli, C. (2023, May). SUSi-Carioca: Chatbot de pós-atendimento de consultas no SUS utilizando práticas de Linguagem Simples. In Anais Estendidos do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (pp. 38-47). SBC.
Mateus, D. A., Aparecido da Silva, F. A. C., & Freire, A. P. (2021). Pandemic Crisis Brings More Digital Governmental Services to Mobile Devices-But Are They Accessible to People with Disabilities?. In Proceedings of the 39th ACM International Conference on Design of Communication (pp. 197-204).
Cordeiro, A. C. O. 2022. Acessibilidade na aquisição e implantação de sistemas de governo digital. Universidade Federal de Lavras. Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Administração Pública. (2022).
Ramos, G. M. 2022. Uma avaliação da qualidade de uso de um sistema de serviços públicos de saúde. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia de Software. Universidade Federal do Ceará. (2022).
Vaz, G., Mosmann, L. H., Vinadé, R., Silveira, M., Bordini, R., Prikladnicki, R., & Marczak, S. (2022). Avaliação dos Termos de Uso, Política de Privacidade e Coleta de Dados do Conecte SUS. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (pp. 100-103). SBC.
Zhou, S., & Bickmore, T. (2021). Automating cancer genetic counseling with an adaptive pedagogical agent. In Extended Abstracts of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 1-7).
Brewer, R. N. (2022). “If Alexa knew the state I was in, it would cry”: Older Adults’ Perspectives of Voice Assistants for Health. In CHI Conference on Human Factors in Computing Systems Extended Abstracts (pp. 1-8).