Adaptando técnicas de codesign na criação de um ambiente para apoiar a aprendizagem de língua portuguesa com e para pessoas S/surdas

  • Polianna Paim UFR
  • Soraia Silva Prietch UFR
  • J. Alfredo Sánchez Laboratorio Nacional de Informática Avanzada (LANIA)

Resumo


Libras é a língua natural e legal das pessoas S/surdas no Brasil, a partir da qual se comunicam e desenvolvem a sua identidade sociocultural. O aprendizado da língua portuguesa por pessoas S/surdas é desafiador, mas necessário por ser a escrita oficial do país. Apresentamos um framework para o codesign de Tecnologia Assistiva com e para pessoas das Comunidades Surdas. Para validá-lo, conduzimos como estudo de caso o codesign de um ambiente para apoiar o ensino-aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua de pessoas S/surdas. Nossa principal contribuição é a documentação das atividades do framework, que ao serem adaptadas para a diversidade propiciou um ambiente criativo e empático por meio do compartilhamento de experiências.

Palavras-chave: Libras, Língua de sinais, Segunda língua

Referências

Baranauskas, M., Martins, M., and Valente, J. (2013). Codesign de Redes Digitais: Tecnologia e Educação a Serviço da Inclusão Social. Penso, Porto Alegre.

Benassi, C. and Duarte, A. (2014). Além dos sentidos: ensaios sobre Libras. RevDia.

Brazil (2002). Federal Law n. 10436: Provides for the Brazilian Sign Language - Libras and other measures.

Brito, F. and Prieto, R. (2018). ‘We did it ourselves’: The deaf social movement and the quest for the legal recognition of the Libras Sign Language in Brazil. Disability Studies Quarterly, 38(4).

Cook, A. and Polgar, J. (2008). Cook and Husseys’s Assistive Technologies: Principles and Practice. Elsevier, 3rd edition.

Dell, A., Newton, D., and Petroff, J. (2008). Assistive Technology in the classroom: enhancing the school experiences of students with disabilities. Pearson.

Duarte, A. and Padilha, S. (2012). Relações entre Língua de Sinais e Língua Portuguesa em materiais didáticos: a notação pelos Números Semânticos. ReVEL, 10(19):309–326.

Felipe, T. (2006). Políticas públicas para a inserção da Libras na educação de surdos. INES, 25.

Felipe, T. (2012). Aquisição da linguagem e escolas bilíngues para surdos. Amazônida, pages 37–62.

Guarinello, A. (2007). O papel do outro na escrita de sujeitos surdos. Plexus, São Paulo.

Hersh, M. and Johnson, M. (2008a). On modelling assistive technology systems–Part I: Modelling framework. Technology and Disability, 3(20):193–215.

Hersh, M. A. and Johnson, M. A. (2008b). On modelling assistive technology systems–Part II: Applications of the comprehensive assistive technology model. Technology and Disability, 20(4):251–270.

Kintsch, A. and DePaula, R. (2002). A Framework for the Adoption of Assistive Technology. In SWAAAC, pages 1–10.

Lodi, A., Mélo, A. d., and Fernandes, E. (2015). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Mediação, Porto Alegre.

Padden, C. and Humphries, T. (1988). Vozes de uma Cultura. Harvard University Press, Massachusetts.

Paim, P., Prietch, S., and Duarte, A. (2018). CoDesign in the Exploratory Phase of an Assistive Technology Product Design to Support the Teaching-Learning Process of Brazilian-Portuguese Language for Visual Persons. In Proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC 2018, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Paim, P., Prietch, S., and Sánchez, J. A. (2022a). Co-Designing a Learning Environment for Written Representations of a Second Language for and with D/Deaf Learners. In Proceedings of the 8th Mexican Conference on Human-Computer Interaction, MexIHC ’21, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Paim, P., Prietch, S. S., and Sánchez, J. A. (2022b). Adapting Codesign Techniques for the Construction of a Learning Environment of a Written Second Language for the D/deaf. Interacting with Computers, page iwac023.

Paim, P. d. S. and Prietch, S. S. (2019a). Communicability Evaluation of Video-Exam in Libras of the ENEM Platform. In Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’19, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Paim, P. d. S. and Prietch, S. S. (2019b). Problems and Solutions in the Design for Deaf Persons who are Sign Language Users to Adopt Assistive Technology Products. Journal on Interactive Systems, 10(2):70–81.

Paim, P. d. S. and Prietch, S. S. (2020). Semiotic Ladder Artifact to Design an Assistive Technology Product for People Who Are Deaf. In Proceedings of the IX Latin American Conference on Human Computer Interaction, CLIHC ’19, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Quadros, R. (1997). Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem. Artmed.

Rogers, Y., Sharp, H., and Preece, J. (2013). Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador. Bookman, Porto Alegre.

Salles, H., Faulstich, E., Carvalho, O., and Ramos, A. (2004). Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica, volume 1. MEC/SEESP.

Souza, T. (2007). Libras em contexto: curso básico. Livro do estudante. [link]. 123456789/14.

Streiechen, E. and Krause-Lemke, C. (2014). Análise da produção escrita de surdos alfabetizados com proposta bilíngue: implicações para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 4(14):957–986.

WFD (2016). Know and Achieve Your Human Rights. [link].
Publicado
16/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
PAIM, Polianna; PRIETCH, Soraia Silva; SÁNCHEZ, J. Alfredo. Adaptando técnicas de codesign na criação de um ambiente para apoiar a aprendizagem de língua portuguesa com e para pessoas S/surdas. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 22. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 224-229. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2023.232821.