III WIDE: Grandes Desafios em Interação Humano-Dados no Brasil para os próximos 10 anos

  • Luciana Brito UFRJ
  • Juliana França UFRJ
  • Angélica Dias UFRJ
  • Adriana S. Vivacqua UFRJ
  • Luiz Morais UFPE
  • Caroline Queiroz UFVJM
  • André Freire UFLA
  • Juliana Saraiva UFPB

Resumo


A produção atual de dados tem afetado populações sofrem consequências pela dificuldade em entender dados, processos e resultados derivados, além de não conseguirem expressar-se com dados. A Interação Humano-dados (IHD) investiga e fomenta habilidade de interação de pessoas com dados de forma significativa, que vai da capacidade de ler dados à apropriação dos dados e negociação sobre sistemas e dados. A IHD torna-se cada vez mais relevante, abordando questões sobre acesso da população leiga a dados e visualizações, a capacidade de lidar com esses dados e entender o que está sendo dito, bem como limitações e viéses dos datasets que afetarão resultados e as representações apresentadas. O objetivo do III Workshop on Interactions with Human Experiences (WIDE) é aprofundar discussões sobre grandes temas em IHD e sistemas correlatos, apoiando o crescimento da comunidade e traçando caminhos para pesquisas futuras.

Referências

Barreto, P., Salgado, L., and Viterbo, J. (2018). Estratégias de comunicação para viabilizar a transparência na interação humano-dados. In Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 530–527, Porto Alegre, RS, Brasil. Sociedade Brasileira de Coomputação.

Brito, L., França, J., Dias, A., and Vivacqua, A. (2023). Diálogos, coincidências e complementaridades epistemológicas em interação humano-dados. In Anais do II Workshop Investigações em Interação Humano-Dados, pages 11–18, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Khan, H. R., Kim, J., and Chang, H.-C. (2018). Toward an understanding of data literacy. iConference 2018 Proceedings.

Lee-Smith, M. L., Benjamin, J. J., Desjardins, A., Funk, M., Odom, W., Oogjes, D., Park, Y.-W., Pierce, J., Sanches, P., and Tsaknaki, V. (2023). Data as a material for design: Alternative narratives, divergent pathways, and future directions. In Extended Abstracts of the 2023 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI EA ’23, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Locke, B. and Heppler, J. (2018). Teaching data literacy for civic engagement: resources for data capture and organization. KULA: knowledge creation, dissemination, and preservation studies, 2(1):1–4.

Nicolaci-da Costa, A. M. and Pimentel, M. (2011). Sistemas colaborativos para uma nova sociedade e um novo ser humano. Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, pages 3–15.

Tanweer, A., Aragon, C. R., Muller, M., Guha, S., Passi, S., Neff, G., and Kogan, M. (2022). Interrogating human-centered data science: Taking stock of opportunities and limitations. In Extended Abstracts of the 2022 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI EA ’22, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Victorelli, E. Z., Dos Reis, J. C., Hornung, H., and Prado, A. B. (2020). Understanding human-data interaction: Literature review and recommendations for design. International Journal of Human-Computer Studies, 134:13–32.
Publicado
07/10/2024
BRITO, Luciana; FRANÇA, Juliana; DIAS, Angélica; VIVACQUA, Adriana S.; MORAIS, Luiz; QUEIROZ, Caroline; FREIRE, André; SARAIVA, Juliana. III WIDE: Grandes Desafios em Interação Humano-Dados no Brasil para os próximos 10 anos. In: PROPOSTAS DE WORKSHOPS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 9-13. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.240541.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2