Mangaba Cerrado: aplicativo educacional para registro da flora local
Resumo
Introdução: O Cerrado é um bioma brasileiro que abriga uma diversidade de espécies. Ações de proteção ambiental e práticas sociais podem colaborar com a preservação e alcance dos ODS. O aplicativo Mangaba Cerrado é um produto educacional com o objetivo de contribuir para a conscientização; a divulgação e a preservação da biodiversidade da região. Trata-se de uma interface mobile com recursos de colaboração e gamificação que possibilita a captura e publicação de imagens para serem avaliadas; promovendo a interação com estudantes de ensino fundamental por meio da educação ambiental.
Palavras-chave:
Cerrado, educação ambiental, aplicativo mobile
Referências
Agência Brasília. 13º Circuito de Ciências termina com a participação de 80 mil estudantes da rede pública do DF. Portal Lago Sul. [10 dez.2024] [link] 06 ago.2025
Costa, M. J. & Torres, S. S. M. (2019) Ilha da Tartaruga: Gamificação na Educação Ambiental. In IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 4., p. 511-516. DOI: 10.5753/ctrle.2019.8924
ICMBio. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (s/d) Ministério do Meio Ambiente. [link] 06 ago.2025
Kerzner, H. (2025). Project management: a systems approach to planning, scheduling, and controlling. John Wiley & Sons.
Leite, T. D. O., Sete, L. S., Barros, M. G., Lourenço, G. G., & Gulo, C. A. S. J. (2024). Design de UX e Prototipagem: Moldando as Escolhas do Usuário. In Escola Regional de Informática de Mato Grosso (ERI-MT), pp. 189-195.
Mascarenhas, T. A. T., Dias, K. F. A., Santos, L. F. & Dombroski, S. G. (2021) Letramento digital e práticas de alfabetização em tempos de pandemia: Do “BE-A-BÁ” literário às belezas do cerrado. In: XXIX Seminário de Educação, pp. 318-322.
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. “Desmatamento cai 30,6% na Amazônia e 25,7% no Cerrado em 2024”. Notícia 25 mai2025 [link]
Nielsen, J. (2007). Usabilidade na web. Elsevier Brasil.
ONU – Organização das Nações Unidas (2015) “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”. Brasília: Nações Unidas.
Schwaber, K., & Sutherland, J. (2011). The scrum guide. Scrum Alliance, 21(1), 1-38.
Souza, S. S., Santos, C. J., Lopes, E. P., Lang, R. G., Arantes, P. P. J. S., Souza, P. S. L., Delamaro, M. E., Higa, A. R., Silva, L. D. (2023) Siflor Cerrado: Sistema de Informações para Planejamento Florestal no Cerrado Brasileiro. In: XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), pp. 87-89. DOI: 10.5753/sbsi_estendido.2023.229245
Costa, M. J. & Torres, S. S. M. (2019) Ilha da Tartaruga: Gamificação na Educação Ambiental. In IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 4., p. 511-516. DOI: 10.5753/ctrle.2019.8924
ICMBio. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (s/d) Ministério do Meio Ambiente. [link] 06 ago.2025
Kerzner, H. (2025). Project management: a systems approach to planning, scheduling, and controlling. John Wiley & Sons.
Leite, T. D. O., Sete, L. S., Barros, M. G., Lourenço, G. G., & Gulo, C. A. S. J. (2024). Design de UX e Prototipagem: Moldando as Escolhas do Usuário. In Escola Regional de Informática de Mato Grosso (ERI-MT), pp. 189-195.
Mascarenhas, T. A. T., Dias, K. F. A., Santos, L. F. & Dombroski, S. G. (2021) Letramento digital e práticas de alfabetização em tempos de pandemia: Do “BE-A-BÁ” literário às belezas do cerrado. In: XXIX Seminário de Educação, pp. 318-322.
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. “Desmatamento cai 30,6% na Amazônia e 25,7% no Cerrado em 2024”. Notícia 25 mai2025 [link]
Nielsen, J. (2007). Usabilidade na web. Elsevier Brasil.
ONU – Organização das Nações Unidas (2015) “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”. Brasília: Nações Unidas.
Schwaber, K., & Sutherland, J. (2011). The scrum guide. Scrum Alliance, 21(1), 1-38.
Souza, S. S., Santos, C. J., Lopes, E. P., Lang, R. G., Arantes, P. P. J. S., Souza, P. S. L., Delamaro, M. E., Higa, A. R., Silva, L. D. (2023) Siflor Cerrado: Sistema de Informações para Planejamento Florestal no Cerrado Brasileiro. In: XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), pp. 87-89. DOI: 10.5753/sbsi_estendido.2023.229245
Publicado
08/09/2025
Como Citar
ULISSE, Claudio et al.
Mangaba Cerrado: aplicativo educacional para registro da flora local. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1-5.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.12069.
