Padrões Radiantes em Jogos Digitais: Uma Abordagem Teórica Focada no Bem-Estar Eudaimonico dos Jogadores

Resumo


Este position paper aborda o GranDIHC - Desafio 1 (GD 1), na dimensão do Bem-Estar Humano, promovendo os Padrões Radiantes (PR) como uma abordagem alternativa ao uso de padrões manipulativos durante o processo de design em jogos digitais, assim contribuindo cientificamente ao GD 1. Fundamentado na Teoria da Autodeterminação (TAD), os PR visam equilibrar o interesse da indústria de jogos e o bem-estar eudaimônico dos jogadores. Ao integrar uma perspectiva multidisciplinar, os PR buscam mitigar danos à saúde e às relações interpessoas dos jogadores. Por fim, argumentamos a necessidade de amadurecimento e operacionalização desse conceito, incluindo sua aplicação prática visando o desenvolvimento de jogos que prezem pelo bem-estar eudaimônico.
Palavras-chave: Bem-estar, Teoria da Autodeterminação, Padrões Radiantes

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Publicado
08/09/2025
SANTOS FILHO, Luiz; SOUSA JUNIOR, Alairton; DARIN, Ticianne. Padrões Radiantes em Jogos Digitais: Uma Abordagem Teórica Focada no Bem-Estar Eudaimonico dos Jogadores. In: POSITION PAPERS - GRANDIHCBR 2025-2035 - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 441-447. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.16226.

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