Formação de recursos humanos na área de Interação Humano-Computador, suas implicações e impactos nas diferentes regiões de um país

  • Joaquim Jorge Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa
  • Maria Cecília Baranauskasis UNICAMP
  • Raquel Prates UFMG

Resumo


A Interação Homem-Computador (IHC) tem sido mencionada como uma das áreas mais importantes para a integração entre seres humanos e as diferentes formas de tecnologias cotidianas. A IHC desempenhou um papel central na evolução das tecnologias computacionais, a interface gráfica do usuário, por exemplo, teve um impacto significativo na popularização de sistemas operacionais baseados em linha de comando, os recursos interativos e multimídia do navegador ajudaram a popularizar a Internet e, mais recentemente, é desafiado pela computação móvel e ubíqua, principalmente no que diz respeito às influências de diferentes variáveis contextuais que interferem nas interações. Apesar da importância da área de IHC, pouco se discute sobre a qualificação de mão de obra qualificada nesta área. Nesse sentido, este painel tem como objetivo apresentar as opiniões e experiências de três professores pesquisadores responsáveis pela formação de inúmeros mestres e doutores no cenário nacional e internacional, permitindo refletir as implicações e importância da inserção desses profissionais no mercado e na área acadêmica de diferentes regiões de um país.
Palavras-chave: Formação em IHC, Profissionais em IHC, Estudantes de IHC
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
JORGE, Joaquim; BARANAUSKASIS, Maria Cecília ; PRATES, Raquel. Formação de recursos humanos na área de Interação Humano-Computador, suas implicações e impactos nas diferentes regiões de um país. In: PLENÁRIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 3-4. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8373.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)