Construção do conhecimento por meio de deepfake: desafios éticos da inteligência artificial na educação

  • Michele Marta Moraes Castro UFMT
  • Cristiano Maciel UFMT

Resumo


Este estudo investiga questões éticas associadas ao uso de deepfakes na educação, focando na "imortalidade educacional digital" mediante a recriação digital de educadores falecidos. Utilizando uma metodologia exploratória com abordagem qualitativa, a pesquisa revisa a literatura para identificar desafios éticos gerais: a autenticidade do conhecimento, a natureza social do aprendizado e as implicações sociais e políticas. Os resultados destacam a necessidade de um uso responsável e crítico das tecnologias de deepfake na educação. Conclui-se que o estudo evidencia a complexidade ética em deepfakes, destacando a importância de refletir sobre seu impacto nas dinâmicas educacionais e na construção de conhecimento.
Palavras-chave: Inteligência Artificial na Educação, Deepfakes, Imortalidade Educacional Digital

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Publicado
27/11/2024
CASTRO, Michele Marta Moraes; MACIEL, Cristiano. Construção do conhecimento por meio de deepfake: desafios éticos da inteligência artificial na educação. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE ÉTICA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 1. , 2024, Niteroi. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 21-24. DOI: https://doi.org/10.5753/laai-ethics.2024.32442.