Padronização da Descrição de Produtos Comerciais utilizando NER

Resumo


Descrições de produtos dos estabelecimentos varejistas são informações utilizadas em análises de mercado, mas normalmente, essas descrições são mal estruturadas, não-padronizadas e variam muito para um mesmo produto. Este artigo propõe o uso de técnicas de processamento de linguagem natural, mais especificamente, um ramo conhecido como NER (Named Entity Recognition), para resolver a geração automática de descrições padronizadas a partir de descrições de produtos de varejo. Como resultado, o modelo treinado mostrou-se adequado para extrair as informações características de novos produtos lançados no mercado e a consequente construção de suas descrições padronizadas.

Palavras-chave: Processamento de Linguagem Natural, Reconhecimento de Entidade Nomeada, Descrição de Produto

Referências

Ratcliff, J. and Metzener, D. (1988) “Pattern Matching: The Gestalt Approach”, Dr. Dobb's Journal, Issue 46, July.

Mikolov, T., Chen, K., Corrado, G. and Dean, J. (2013) Efficient Estimation of Word Representations in Vector Space, Proceedings of Workshop at ICLR.

Li, J., Sun, A., Han, J. and Li, C. (2018) A survey on deep learning for named entity recognition, arXiv preprint arXiv:1812.09449.

Schuster, M. and Paliwal, K. (1997) Bidirectional recurrent neural networks, Signal Processing, IEEE Transactions on. 45. 2673-2681.

Vaswani, A., Shazeer, N., Parmar, N., Uszkoreit, J., Jones, L., Gomez, A. N., Kaiser, L. and Polosukhin, I. (2017) Attention is all you need, preprint arXiv:1706.03762.

Goldberg, Y. (2016) A Primer on Neural Network Models for Natural Language Processing, Journal of Artificial Intelligence Research 57 (2016) 345-420.

Sidorov, M. (2018) Attribute extraction from eCommerce product descriptions, Final CS229 project report. Stanford University.

Putthividhya, D. and Hu, J. (2011) Bootstrapped Named Entity Recognition for Product Attribute Extraction, Proceedings of 2011 Conference on Empirical Methods in Natural Language Processing, p.1557-1567, Edinburgh, July 27-31.

Zhang, H., Hennig, L., Alt, C., Hu, C., Meng, Y. and Wang, C. (2020) Bootstrapping Named Entity Recognition in E-Commerce with Positive Unlabeled Learning, Proceedings of 3rd Workshop on e-Commerce and NLP (ECNLP 3), p.1-6, July 10.

Bhange, B. R., Chengy, X., Bowden, M., Goyaly, P., Packery, T. and Javedy, F. (2020) Named Entity Recognition for E-Commerce Search Queries, March 8.

Singh, S. (2018) Natural Language Processing for Information Extraction, arXiv eprints, arXiv:1807.02383, July 1st.
Publicado
19/09/2022
Como Citar

Selecione um Formato
LUCCHESI, Laércio; ESCOVEDO, Tatiana; KALINOWSKI, Marcos. Padronização da Descrição de Produtos Comerciais utilizando NER. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 37. , 2022, Búzios. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 445-450. ISSN 2763-8979. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd.2022.224347.