TAC Zoo: Uma Adaptação Digital do Teste de Atenção por Cancelamento para o TDAH
Resumo
Os efeitos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperativade (TDAH), começam na infância e podem continuar durante toda a vida. As pessoas afetadas por esse transtorno tendem a apresentar maiores dificuldades em atividades rotineiras quando comparada a pessoas que não possuem o transtorno. Este artigo apresenta a construção de um jogo digital que busca adaptar o Teste de Atenção por Cancelamento aplicado no diagnóstico de TDAH. Como resultado, obteve-se um jogo que pode ser usado como ferramenta gamificada voltada para o público infantil capaz de coletar métricas de apoio ao diagnóstico de TDAH de uma maneira simples e automatizada.
Referências
Couto, T. S., Melo-Junior, M. R., and Gomes, C. R. A. (2010). Aspectos neurobiológicos do transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma revisão. Ciências & Cognição, 15(1):pp–241.
Godot (2019). The game engine you waited for. https://godotengine.org/.
Gros, B. (2003). The impact of digital games in education. First Monday, 8(7):6–26.
Hazin, I., da Rocha Falcao, J. T., Garcia, D., Gomes, E., Cortez, R., Maranhão, S., Menezes, T., and Dias, M. d. G. B. B. (2012). Dados normativos do teste de atenção por cancelamento (tac) em estudantes do ensino fundamental. Psico, 43(4):1.
Maciel, V. D., Matias, B. C., and Sarinho, V. T. (2019). Uma revisão sistemática da literatura de jogos digitais voltados para o tdah. In Anais do XIX Simposio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde, pages 130–140. SBC.
Michael, D. R. and Chen, S. L. (2005). Serious games: Games that educate, train, and inform. Muska & Lipman/Premier-Trade.
Parisod, H., Pakarinen, A., Kauhanen, L., Aromaa, M., Leppanen, V., Liukkonen, T. N., Smed, J., and Salantera, S. (2014). Promoting children’s health with digital games: A review of reviews. Games for Health: Research, Development, and Clinical Applications, 3(3):145–156.
Rocha, P., Nery Filho, J., and Alves, L. (2014). Jogos digitais e reabilitação neuropsicológica: delineando novas mídias. Anais do Seminario Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde, 1(1).
Rohde, L. A. P., Miguel Filho, E. C., Benetti, L. P. d. C., Gallois, C. B., and Kieling, C. C. (2004). Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade na infância e na adolescência: considerações clínicas e terapêuticas. Revista de psiquiatria clínica. São Paulo. Vol. 31, n. 3 (2004), p. 124-131.
Savi, R. and Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. RENOTE, 6(1).