GutGame Digital: Um Jogo de Apoio ao Ensino de Fisiologia Humana

  • Washington Batista UEFS
  • Lenington Rios UEFS
  • Victor Sarinho UEFS
  • Erica Granjeiro UEFS
  • Rafael Campos UFRGS
  • Natascha Medeiros UFRGS
  • Victoria Viero UFCSPA
  • Lucila Gutierrez UFCSPA

Resumo


Atualmente, estudantes enfrentam dificuldade de memorização de estruturas de Fisiologia Humana (FH) dentro de um ensino que induz a pensar nos processos funcionais de maneira fragmentada. Propondo uma forma diferenciada e motivadora para o estudo de FH, este artigo apresenta o GutGame Digital, um jogo digital estilo tabuleiro que busca dar apoio ao ensino de FH. Trata-se de um jogo que reproduz no meio digital questões e lógica de funcionamento aplicadas na versão física do mesmo, o qual foi utilizado na construção de dinâmicas de aprendizagem diferenciadas para o ensino superior de FH em sala de aula.

Referências

Borges, G. A., Lima, C. O. C., Granjeiro, E. A., Sarinho, V. T., and Bittencourt, R. A. (2016). Body: Um jogo digital educacional de tabuleiro na area de fisiologia humana. In Proceedings of SBGames, 2016. XV SBGames, pages 412–420. SBC.

Campos, L. M. L., Bortoloto, T. M., and Felício, A. K. C. (2003). A produção de jogos didaticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos nucleos de Ensino, 3548.

de Araujo Alves, T., de Souza Falcáo, L., Souza, A. T., do Amaral, T. S., de Lima, S. P., and Carvalho, T. B. (2016). Fisio card game: um jogo didatico para o ensino da fisiologia na educação basica. Revista de Ensino de Bioquímica, 14(1):99–120.

de Campos, R. P., Viero, V. P., Medeiros, N. M., Marcondes, F. K., Montrezor, L. H., Porawski, M., and Gutierrez, L. L. P. (2020). The ”gut game”: An active methodology to teach digestive physiology. Advances in Physiology Education.

Fernandes, S. M. A., Mavignier, R. D., Silva, R. D. S., Silva, F., and Dantas, S. (2014). Baralho didático: Temas de biologia para ensino médio. Revista da SBEnBio,(7).

Merçon, F. (2015). Os objetivos das ciencias naturais no ensino médio. Revista Eletronica do Vestibular.[periodicos na internet] .

Oliveira Neto, A. A. d. and Ribeiro, S. A. B. (2012). Um modelo de role-playing game (rpg) para o ensino dos processos da digestao.

Vanzela, E. C., Balbo, S. L., and Della Justina, L. A. (2013). A integração dos sistemas fisiologicos e sua compreensão por alunos do nível médio. Arquivos do Museu Dinamico Interdisciplinar , 11(3):12–19.
Publicado
15/09/2020
BATISTA, Washington; RIOS, Lenington; SARINHO, Victor; GRANJEIRO, Erica; CAMPOS, Rafael; MEDEIROS, Natascha; VIERO, Victoria; GUTIERREZ, Lucila. GutGame Digital: Um Jogo de Apoio ao Ensino de Fisiologia Humana. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 20. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 464-469. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2020.11541.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)