O Uso de Dados de Saúde Para o Ajuste Dinâmico de Dificuldade em Jogos Sérios

  • Carlos Henrique R. Souza UFG
  • Saulo S. de Oliveira UFG
  • Luciana de O. Berretta UFG
  • Sérgio T. de Carvalho UFG

Resumo


O Ajuste Dinâmico de Dificuldade (DDA) vem sido utilizado para que, estando equilibrado o nível de dificuldade de um jogo, a retenção do jogador seja maior. Entretanto, no contexto dos jogos sérios, levantam-se questões acerca das especificidades inerentes ao uso dos dados do paciente. Dessa forma, o presente artigo visa contribuir para esta discussão apresentando uma proposta modularizada, baseada no modelo MAPE-K, que contemple tais particularidades. É apresentado ainda um estudo de caso, aplicando a abordagem descrita no contexto de um jogo para a telerreabilitação de pacientes.

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Publicado
27/06/2023
SOUZA, Carlos Henrique R.; OLIVEIRA, Saulo S. de; BERRETTA, Luciana de O.; CARVALHO, Sérgio T. de. O Uso de Dados de Saúde Para o Ajuste Dinâmico de Dificuldade em Jogos Sérios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 23. , 2023, São Paulo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 479-484. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2023.229632.