O Uso de Dados de Saúde Para o Ajuste Dinâmico de Dificuldade em Jogos Sérios

  • Carlos Henrique R. Souza UFG
  • Saulo S. de Oliveira UFG
  • Luciana de O. Berretta UFG
  • Sérgio T. de Carvalho UFG

Resumo


O Ajuste Dinâmico de Dificuldade (DDA) vem sido utilizado para que, estando equilibrado o nível de dificuldade de um jogo, a retenção do jogador seja maior. Entretanto, no contexto dos jogos sérios, levantam-se questões acerca das especificidades inerentes ao uso dos dados do paciente. Dessa forma, o presente artigo visa contribuir para esta discussão apresentando uma proposta modularizada, baseada no modelo MAPE-K, que contemple tais particularidades. É apresentado ainda um estudo de caso, aplicando a abordagem descrita no contexto de um jogo para a telerreabilitação de pacientes.

Referências

American College of Sports Medicine (2021). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Wolters Kluwer, 11 edition.

Dörner, R., Göbel, S., Effelsberg, W., and Wiemeyer, J., editors (2016). Serious Games: Foundations, Concepts and Practice. Springer International Publishing.

Fox, S. M., Naughton, J. P., and Haskell, W. L. (1971). Physical activity and the prevention of coronary heart disease. Ann Clin Res, 3(6):404–432.

Seyderhelm, A. J. A. and Blackmore, K. (2021). Systematic review of dynamic difficulty adaption for serious games. SSRN Electronic Journal.

Silva, A. d. S. d., Valenciano, P. J., and Fujisawa, D. S. (2017). Atividade lúdica na fisioterapia em pediatria: Revisão de literatura. RBEE, 23:623 – 636.

Souza, C. H. R. (2022). Exergame distribuído com cicloergômetro para a reabilitação de pacientes e geração de engajamento em contextos de telerreabilitação. Master’s thesis, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

Souza, C. H. R., de Oliveira, D. M., do Nascimento, D. F., Berretta, L. d. O., and de Carvalho, S. T. (2022). A serious games and game elements based approach for patient telerehabilitation contexts. Journal on Interactive Systems, 13(1):179–191.

Streicher, A. and Smeddinck, J. D. (2016). Personalized and adaptive serious games. In Entertainment Computing and Serious Games, pages 332–377. Springer.

Weyns, D. (2021). An Introduction to Self-Adaptive Systems. John Wiley & Sins Ltd.
Publicado
27/06/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Carlos Henrique R.; OLIVEIRA, Saulo S. de; BERRETTA, Luciana de O.; CARVALHO, Sérgio T. de. O Uso de Dados de Saúde Para o Ajuste Dinâmico de Dificuldade em Jogos Sérios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 23. , 2023, São Paulo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 479-484. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2023.229632.