Portfólio Reflexivo Eletrônico na Unidade Educacional de Prática Profissional do Curso de Medicina da UFSCar
Resumo
O Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos emprega uma metodologia centrada em Aprendizagem Baseada em Problemas, sendo estruturado em três unidades educacionais: Simulação da Prática Profissional, Prática Profissional e Eletivas. Todo o conhecimento construído por um estudante desse curso é registrado em seu portfólio de papel, o qual possui desvantagens relacionadas à sua manutenção, acesso e transporte. A fim de lidar com esses problemas, foi desenvolvido um portfólio eletrônico, para inicialmente suportar as atividades da unidade de simulação, e que foi posteriormente estendido para também suportar as atividades da unidade de prática. Essa extensão é o assunto principal deste artigo.Referências
Alvarenga, G. (2001) “Portfólio: o que é e a que serve?” Revista Olho Mágico, vol. 8, no. 1.
Conselho Nacional de Educação (2001) “Resolução CNE/CES 4/2001” Diário Oficial da União, Brasília, 9 de novembro de 2001. Seção 1, p.38.
Forte, M., Souza, W. L., Prado, A. F. (2008) “Using ontologies and Web services for content adaptation in Ubiquitous Computing” Journal of Systems and Software, v. 81, p. 368-381.
Harris, S., Dolan, G. et al. (2001) “Reflecting on the use of student portfolios” Nurse Education Today, 21(4): 278–86.
Macaulay, C., Benyon, D. Crerar, A. (2000) “Ethnography, Theory and System Design: From Intution to Insight”. Journal of Human Computer Studies, 53, 35-60.
Pullman, G. (2002) “Electronic portfolios revisited: The Efolios Project” Computers and Composition, 19, 151–169.
Rukzio E., Noda C., De Luca A., Hamard J., Coskun, F. (2008) “Automatic form filling on mobile devices” Pervasive Mob. Comput. 4(2):161-81.
Santana, L. H. Z., Souza, W.L., Lima, V. V. (2010) “PRE: Um Ambiente Colaborativo para o Ensino Construtivista de Medicina” In: PBL2010 International Conference, São Paulo. Proceedings of PBL2010 International Conference.
Silva, R. F., Francisco, M. A. (2009) “Portfólio reflexivo: uma estratégia para a formação em medicina” Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 33, n. 4.
Stefani, L., Mason, R., Pegler, C. (2007), The educational potential of e-Portfolios: Supporting personal development and reflective learning, New York: Routledge.
Strauss & Corbin (1998) “Basics of Qualitative Research: Techniques and procedures for developing grounded theory” Sage.
Rehm, J. (1998) “Problem Based Learning an Introduction.” The National Teaching and Learning Forum, [link].
Topp, N. W., Goeman, R. L. (2009) “Perceptions of teacher candidates on eportfolio use” In: Cambridge, D., Cambridge, B. and Yancey, K. (Eds.) Electronic Portfolios 2.0. (pp. 109-113). Sterling, VA: Stylus Publishing
UFSCar (2008), Curso de Medicina. Caderno do Curso de Medicina, São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, São Carlos; 2008. 80p.
Yancey, K.B. (2001) ‘Digitized student portfolios’, In: B. Cambridge (ed.) Electronic Portfolios: Emerging Practices in Student, Faculty and Institutional Learning.Washington, DC: American Association of Higher Education, 83–87.
Conselho Nacional de Educação (2001) “Resolução CNE/CES 4/2001” Diário Oficial da União, Brasília, 9 de novembro de 2001. Seção 1, p.38.
Forte, M., Souza, W. L., Prado, A. F. (2008) “Using ontologies and Web services for content adaptation in Ubiquitous Computing” Journal of Systems and Software, v. 81, p. 368-381.
Harris, S., Dolan, G. et al. (2001) “Reflecting on the use of student portfolios” Nurse Education Today, 21(4): 278–86.
Macaulay, C., Benyon, D. Crerar, A. (2000) “Ethnography, Theory and System Design: From Intution to Insight”. Journal of Human Computer Studies, 53, 35-60.
Pullman, G. (2002) “Electronic portfolios revisited: The Efolios Project” Computers and Composition, 19, 151–169.
Rukzio E., Noda C., De Luca A., Hamard J., Coskun, F. (2008) “Automatic form filling on mobile devices” Pervasive Mob. Comput. 4(2):161-81.
Santana, L. H. Z., Souza, W.L., Lima, V. V. (2010) “PRE: Um Ambiente Colaborativo para o Ensino Construtivista de Medicina” In: PBL2010 International Conference, São Paulo. Proceedings of PBL2010 International Conference.
Silva, R. F., Francisco, M. A. (2009) “Portfólio reflexivo: uma estratégia para a formação em medicina” Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 33, n. 4.
Stefani, L., Mason, R., Pegler, C. (2007), The educational potential of e-Portfolios: Supporting personal development and reflective learning, New York: Routledge.
Strauss & Corbin (1998) “Basics of Qualitative Research: Techniques and procedures for developing grounded theory” Sage.
Rehm, J. (1998) “Problem Based Learning an Introduction.” The National Teaching and Learning Forum, [link].
Topp, N. W., Goeman, R. L. (2009) “Perceptions of teacher candidates on eportfolio use” In: Cambridge, D., Cambridge, B. and Yancey, K. (Eds.) Electronic Portfolios 2.0. (pp. 109-113). Sterling, VA: Stylus Publishing
UFSCar (2008), Curso de Medicina. Caderno do Curso de Medicina, São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, São Carlos; 2008. 80p.
Yancey, K.B. (2001) ‘Digitized student portfolios’, In: B. Cambridge (ed.) Electronic Portfolios: Emerging Practices in Student, Faculty and Institutional Learning.Washington, DC: American Association of Higher Education, 83–87.
Publicado
20/07/2010
Como Citar
FORTE, Marcos; SOUZA, Wanderley Lopes de; SILVA, Roseli Ferreira da; PRADO, Antonio Francisco do.
Portfólio Reflexivo Eletrônico na Unidade Educacional de Prática Profissional do Curso de Medicina da UFSCar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 10. , 2010, Belo Horizonte/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2010
.
p. 1566-1575.
ISSN 2763-8952.