Segmentação Automática da Próstata em Imagens de Ressonância Magnética utilizando Redes Neurais Convolucionais e Mapa Probabilístico

  • Jonnison L. Ferreira
  • Giovanni L. F. da Silva
  • Artur B. S. Reis
  • André B. Cavalcante
  • Aristófanes C. Silva
  • Anselmo C. de Paiva

Resumo


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e atualmente tem crescido a utilização de exames de imagens da próstata para a prevenção, diagnóstico e tratamento. A segmentação manual da próstata é extremamente demorada e propensa à variabilidade entre diferentes especialistas, o que sugere o desenvolvimento de técnicas automáticas para a segmentação da próstata. Neste trabalho, propomos um método totalmente automático para a segmentação da próstata a partir de imagens de ressonância magnética usando uma técnica de aprendizado profundo e mapa probabilístico. Os resultados experimentais aqui obtidos indicam uma segmentação satisfatória, tendo em vista que obtemos um coeficiente de similaridade de Dice médio de 85,17%.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Jonnison L.; DA SILVA, Giovanni L. F.; REIS, Artur B. S.; CAVALCANTE, André B.; SILVA, Aristófanes C.; DE PAIVA, Anselmo C.. Segmentação Automática da Próstata em Imagens de Ressonância Magnética utilizando Redes Neurais Convolucionais e Mapa Probabilístico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 18. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2018.3683.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)