Aplicação e avaliação de um jogo sério como alternativa metodológica para ensino de frações para alunos com TDAH

  • Fernando Alves Júnior UFPA
  • Heleno Fülber UFPA
  • Bruno Merlin UFPA

Resumo


Introdução: Este artigo descreve os resultados obtidos em uma pesquisa-ação sobre a aplicabilidade de um jogo sério com realidade virtual no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH. São descritas as estratégias de desenvolvimento e suas implicações práticas observadas na utilização do software. Objetivo: Aplicar e avaliar a contribuição do jogo no processo de aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Metodologia ou Etapas: Apresentação do jogo para orientadores, professores e pais de alunos; avaliação da aprendizagem do conteúdo de frações; utilização do jogo pelos alunos; reavaliação da aprendizagem do conteúdo. Resultados: Destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como alternativa didática por professores para o ensino de frações, melhorando a aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos.

Palavras-chave: Jogos Sérios, Realidade Virtual, Frações, TDAH

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Publicado
30/09/2025
ALVES JÚNIOR, Fernando; FÜLBER, Heleno; MERLIN, Bruno. Aplicação e avaliação de um jogo sério como alternativa metodológica para ensino de frações para alunos com TDAH. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1218-1229. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9720.