Stone Game: Uma abordagem gamificada para o aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I

  • Heitor Passeado Soares UFV
  • Lucas Carvalho Silva UFV
  • Daniel Mendes Barbosa UFV

Resumo


Resumo. Este artigo relata a pesquisa e desenvolvimento do Stone Game, um jogo sério com o intuito de facilitar o aprendizado da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. As disciplinas de Cálculo carregam alguns dos maiores índices de reprovação em universidades públicas e privadas. Baseado em estudos sobre jogos e sua atratividade, optou-se por utilizar os fatores psicológicos que fazem uma pessoa se viciar em um jogo social como Candy Crush para benefício acadêmico, por meio da gamificação e de estímulos gráficos e visuais, incluindo a criação de um mascote. Foram aplicados testes com alunos para avaliar o grau de satisfação com o jogo, e foi constatado que o jogo se mostra melhor como objeto de aprendizagem do que uma forma de diversão.

Palavras-chave: Cálculo, Gamificação, Aplicativo, Jogo sério, Animação 2D

Referências

Barbosa, S. M. (2009). Tecnologias da informação e comunicação, função composta e regra de cadeia. Repositório Insitucional UNESP.

Cezar, V. L., Garcia, P. V., Miletton, E. M., and Botelho, V. (2019). A sociedade do cálculo: um jogo educacional digital para a disciplina de cálculo I. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Chen, C. (2016). Are you addicted to candy crush saga? an exploratory study linking psychological factors to mobile social game addiction, telematics and informatics. volume 33. Telematics and Informatics.

de Souza, M. T., Marcelino, R., and Fortunato, I. (2020). O LORI como método de avaliação de objetos de aprendizagem: Estudo de revisão. USCS, Revista Estudos Aplicados.

Katz, E. and Blumler, J. (2011). Uses and gratifications theory. The Pennsylvania State University.

Martins, A. M., Ferreira, P., Lacerda, F. F., de Freitas, G. G., Figueiredo, R. O., and Barbosa, D. M. (2019). Lord of florestal: Uma abordagem de gamificacão para o ensino superior com o uso de uma plataforma para criação de jogos de cartas digitais. SBC–Proceedings of SBGames.

Maxwell de Oliveira Medeiros, J. S. (2012). Uma abordagem para avaliação de jogos educativos: ênfase no ensino fundamental. UFRGS Revista Renote, Novas Tecnologias na educação.

Mota, M. V. S. and Barbosa, D. M. (2018). Draw the function: um jogo educacional para auxiliar a aprendizagem de funções matemáticas. Universidade Federal de Viçosa.

Nesbit, J. (2009). Learning object review instrument (LORI). Simon Fraser University.

Sultana, N. (2013). Exploring believable character animation based on principles of animation and acting, informatics and creative multimedia (icicm). Informatics and Creative Multimedia (ICICM).
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Heitor Passeado; SILVA, Lucas Carvalho; BARBOSA, Daniel Mendes. Stone Game: Uma abordagem gamificada para o aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 492-501. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.223962.