Mecânicas da codificação como elemento da jogabilidade: um estudo inicial sobre ludicidade em narrativas de programação de computadores

  • Guilherme Rafael Soares UERJ / UFRB

Resumo


Contextualizamos as problematizações de alguns jogos digitais que propõem o uso da programação como elemento diegético na mecânica e estética de suas jogabilidades. Comparando estes exemplos e a aplicação de conceitos, buscamos aqui uma reflexão sobre ludicidade na prática de programação de computadores como elemento da jogabilidade, como poética e como base de uma rotina de pesquisa que aproxima artes, novas mídias e letramento digital.

Palavras-chave: codificação criativa, letramento midiático, pedagogia hacker, jogabilidade

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Publicado
24/10/2022
SOARES, Guilherme Rafael. Mecânicas da codificação como elemento da jogabilidade: um estudo inicial sobre ludicidade em narrativas de programação de computadores. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 663-672. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225467.