Avaliação de Jogos Educacionais para Aprendizado da Língua Japonesa: Uma Proposta Baseada em Heurísticas

  • Fábio Phillip Rocha Marques UFRN
  • Leonardo Cunha de Miranda UFRN

Resumo


A avaliação de ferramentas para Aprendizado de Línguas Assistido por Computador (CALL) pode ser realizada sob a ótica de diferentes aspectos, e ainda não há na literatura uma proposta para a avaliação de jogos CALL sob a ótica da experiência ótima. Assim, neste trabalho, é proposto um conjunto de 32 heurísticas para avaliação de jogos educacionais para Aprendizado da Língua Japonesa (JCALL). Adicionalmente, as heurísticas são empregadas na avaliação de um jogo educacional JCALL a fim de verificar a sua utilidade. Os resultados indicam que as heurísticas dão um bom suporte na avaliação, e que poderiam ser utilizadas no redesign de jogos educacionais JCALL visando otimizar a experiência ótima de jogador.

Palavras-chave: CALL, JCALL, japonês

Referências

Csikszentmihalyi, M. (1975) “Beyond Boredom and Anxiety”, Josey-Bass.

Csikszentmihalyi, M. (1990) “Flow: The Psychology of Optimal Experience”, Harper & Row.

Csikszentmihalyi, M. (1993) “The Evolving Self: A Psychology for the Third Millennium”, Harper Collins Publishers.

Hubbard, P. (1988) “An Integrated Framework for CALL Coursew are Evaluation.” CALICO Journal, p. 51-72.

Hubbar d, P. (2006) “Evaluatin g CALL Software.” In: Calling on CALL: From Theory and Research to New Directions in Foreign Language Teaching.” CAL ICO, 5.

Hubbard, P. (2011) “Evaluation of Courseware and Websites.” In: Present and Future Promises of CALL: From Theory and Research to New Directions in Language Teaching, 407-440.

Kim, H. e Kwo n, Y. (2012) “Exploring Smartphone Applications for Effective Mobile-Assisted Language Learning.” Multimedia-Assisted Language Learning, v. 15, n. 1, p. 31-57.

Marciano, J.N., Ferreira, A.L.S., Correia, A.C.C., Miranda, L.C. e Miranda, E.E.C. (2013 a) “Karuchā Ships Invaders: Cultural Issues on the Design/Development of a Japanese CALL Game made by/to Brazilians.” In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames’13), p. 172-180.

Marciano, J.N., Miranda, E.E.C. e Miranda, L.C. (2014 a) “Applying the Method for Evaluation of Motivational Aspects on Karucha Ships Invaders Educational Game with Brazilian Students of Japanese.” In: XX Workshop de Informática na Escola (WIE ’14), p. 66-75.

Marciano, J.N., Miranda, L.C. e Miranda, E.E.C. (2014 b) “Evaluating Multiple Aspects of Educational Computer Gam es: Literature Review and Case Study.” International Journal of Computer Games Technology, v. 2014, p. 1-12.

Marciano, J.N., Miranda, L.C. e Miranda, E.E.C. (2013 b) “Japanese CALL Web Tools: Identifying and Evaluating their Multimedia Behaviour in Android OS.” In: 25th World Conference on Educational Media and Technology (EdMedia ’13), p. 1087-1096.

Marciano, J.N., Miranda, L.C. e Miranda, E.E.C. (2012) “Japanese Language Learning Supported by Computational Tools: State of the Art and Challenges for the Lati n America Community.” In: XXXVIII Conferencia Latinoamericana en Informática (CLEI ’12), p. 1-10.

Marciano, J.N., Miranda, L.C., Miranda, E.E.C. e Oliveira, P.T.R. (2016) “Karucha Ships Invaders em Sala de Aula: Relato de Experiência do Uso do Jogo Educacional por Estudantes de Japonês do IFRN.” In: XXII Workshop de Informática na Escola (WIE ’16), p. 555-564.

Marciano, J.N., Miranda, L.C., Miranda, E.E.C. e Pereira, R. (2013 c) “Android MALL Apps for Japanese Language: Identifying and Eliciting Interface/Interaction Requirements through the Semiotic Framework.” In: XXXIX Conferencia Latinoamericana en Informática (CLEI ’13), p. 1-11.

Marciano, J.N., Oliveira, J.B.C., Menezes, B.C., Miranda, L.C. e Miranda, E.E.C. (2015) “Katakana Star Samurai: A Mobile Tool to Support Learning of a Basic Japanese Alphabet.” In: XLI Conferencia Latinoamericana en Informática (CLEI ’15), p. 517-524.

Marques, F.A.R. e Miranda, L.C. (2018 a) “Assessment of Lexical Acquisition of a Student with High Japanese Language Proficiency: An Analysis based on Nihongo Kotoba Shiken.” In: XIII Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem (LACLO ’18), p. 216-223.

Marques, F.A.R. e Miranda, L.C. (2018b) “Nihongo Kotoba Shiken: A Computerized Exam of Japanese Lexical Proficiency.” In: XLIV Conferência Latino-americana de Informática (CLEI ’18), p. 398-407.

Marques, F.A.R., Miranda, L.C., Menezes, B.C., Miranda, E.E.C. e Marciano, J.N. (2015 a) “Karuta Kanji: Jogo Educacional para Estudar e Praticar Vocabulário com Kanj is da Língua Japonesa.” In: XLI Conferencia Latinoamericana en Informática (CLEI’15), p. 504-516.

Marques, F.P.R., Menezes, B.C., Miranda, L.C., Miranda, E.E.C. e Marcian o, J.N. (2015b) “Sumo Sensei: Design, Implementação e Teste com Usuários de uma Ferramenta Móvel para Apoiar o Estudo de Kanjis Básicos.” In: XLI Conferencia Latino americana en Informática (CLEI ’15), p. 492-503.

Marques, F.P. R. e Miranda, L.C. (2022) “Design de Jogo e Experiência de Fluxo: Reflexão e Desafios na Perspectiva da Teoria do Fluxo.” In: XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames ’22), p. 1-10.

Torat, B. (2000) “Computer-Assisted Language Learning: An Overview.” Silpakorn University International Journal, v. 1, n. 1, p. 130-153.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MARQUES, Fábio Phillip Rocha; MIRANDA, Leonardo Cunha de. Avaliação de Jogos Educacionais para Aprendizado da Língua Japonesa: Uma Proposta Baseada em Heurísticas. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1009-1018. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226124.