Articulando estudos nas áreas de Design da Aprendizagem, Design Thinking e Canvas, para a proposição de currículos baseados em competências
Resumo
Este artigo busca contribuir e ampliar o escopo de pesquisas na área de Design da Aprendizagem, apresentando uma proposta metodológica para orientar a concepção de cursos de graduação, com base na aprendizagem por competências, articulando estudos da área Design Thinking e buscando inspiração na perspectiva visual proposta pelo Business Model Canvas. A metodologia, de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, foi conduzida por meio da Design Science Research. Como resultado, apresentamos uma metodologia organizada em três etapas: Reflexiva/imersiva (jogo de ideias); Ideação do planejamento; Prototipação. O processo de validação foi conduzido no contexto do ensino superior.
Palavras-chave:
Design da aprendizagem, Competências, Metodologia, Currículo
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
SANTOS, Gabrielle; BASSANI, Patrícia B. Scherer.
Articulando estudos nas áreas de Design da Aprendizagem, Design Thinking e Canvas, para a proposição de currículos baseados em competências. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 192-201.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.192.