Articulando estudos nas áreas de Design da Aprendizagem, Design Thinking e Canvas, para a proposição de currículos baseados em competências

  • Gabrielle Santos Universidade Feevale
  • Patrícia B. Scherer Bassani Universidade Feevale

Resumo


Este artigo busca contribuir e ampliar o escopo de pesquisas na área de Design da Aprendizagem, apresentando uma proposta metodológica para orientar a concepção de cursos de graduação, com base na aprendizagem por competências, articulando estudos da área Design Thinking e buscando inspiração na perspectiva visual proposta pelo Business Model Canvas. A metodologia, de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, foi conduzida por meio da Design Science Research. Como resultado, apresentamos uma metodologia organizada em três etapas: Reflexiva/imersiva (jogo de ideias); Ideação do planejamento; Prototipação. O processo de validação foi conduzido no contexto do ensino superior.
Palavras-chave: Design da aprendizagem, Competências, Metodologia, Currículo

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Publicado
24/11/2020
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SANTOS, Gabrielle; BASSANI, Patrícia B. Scherer. Articulando estudos nas áreas de Design da Aprendizagem, Design Thinking e Canvas, para a proposição de currículos baseados em competências. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 192-201. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.192.