Um Ambiente Digital para apoiar o ensino das operações de adição e subtração baseado na Teoria dos Campos Conceituais

Resumo


Os exames de avaliação da aprendizagem têm mostrado que os alunos do ensino fundamental, tem muita dificuldade na aprendizagem dos conteúdos de matemática, em especial, das operações de adição e subtração. Na Teoria dos Campos Conceituais, criada por Gerard Vergnaud, ele propõe uma abordagem pedagógica, chamada Campo Aditivo, para facilitar a aprendizagem das operações de adição e subtração, porém o seu uso é uma tarefa onerosa para os professores. Este trabalho apresenta um ambiente digital para apoiar o ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração. A avaliação da proposta consistiu na construção de uma prova de conceito e de uma sessão de aplicação com alunos de escolas da rede pública de ensino.
Palavras-chave: Teoria dos Campos Conceituais, Campo Aditivo, Ambiente Digital, Dificuldade de Aprendizagem

Referências

Arrais, Ubiratan Barros. "Expressões Aritméticas: Crenças, Concepções e Competências no entendimento do Professor Polivalente." (2006).


Braga, Maurício Mota, Ana Emilia de Melo QUEIROZ, and Alex Sandro GOMES. "Design de Software Educacional Baseado na Teoria dos Campos Conceituais. 2008." Fortaleza:[sn] (2008).


Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de problemas. Brasília, 2014. Disponível em: . Acesso em: junho de 2019.


de Souza, Ma de Fatima C., José Aires C Filho, and Mauro C. Pequeno. "Uma Abordagem Semi-Automática para a Avaliação Comparativa de Software Educacional de Matemática." Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). Vol. 1. No. 1. 2004.


Etcheverria, Teresa C. Um estudo sobre o campo conceitual aditivo nos anos iniciais do ensino fundamental. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2010.


Etcheverria, Teresa Cristina. O Ensino das Estruturas Aditivas junto a Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 252 f. Diss. Tese (Doutorado em Educação Matemática, Área de concentração: Ensino e Aprendizagem em Matemática e suas Inovações)–Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.


Fioreze, Leandra Anversa, et al. "Utilização de Recursos Digitais e sua Integração na Atividade do Professor de Matemática para a Aprendizagem dos Conceitos de Proporcionalidade." Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). Vol. 1. No. 1. 2009.


Gomes, Alex Sandro et al. Avaliação de software educativo para o ensino de matemática. In: WIE 2002 Workshop Brasileiro de Informática Educativa. Florianópolis: SBC. 2002.


Gomes, Alex Sandro; WANDERLEY, Eduardo Garcia. Elicitando requisitos em projetos de Software Educativo. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2003. p. 119-130.


Nakagawa, E. Y. Uma contribuição ao projeto arquitetural de ambientes de engenharia de software. Tese (Doutorado) — Universidade de São Paulo, 2006.


Santana, Eurivalda, Alex Andrade Alves, and Célia Barros Nunes. "A Teoria dos Campos Conceituais num Processo de Formação Continuada de Professores." Bolema: Boletim de Educação Matemática 29.53 (2015): 1162-1180.


Sommerville, I. Engenharia de software, 9º edição. Pearson, Prentice Hall, v. 9, n. 9, 2011.


Soares, Cézar, Danilo de Souza, and Juscileide Braga de Castro. "Recursos Educacionais Digitais e o campo aditivo: a concepção de um jogo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais." Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 7. No. 1. 2018.


Vergnaud, Gérard. "Psicología Cognitiva e do Desenvolvimento e Pesquisas em Educação Matemática: Algumas questões teóricas e metodológicas. Trad. de Weiss, J. Apresentação concedida para o grupo Canadense de Estudos em Educação Matemática na Queen’se University, Kingston, jun.1982.


Vergnaud, Gérard. A Teoria dos Campos Conceituais. In: BRUN, J. Evolução das relações entre a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Didática da Matemática. Editora: Instituto Piaget. Lisboa, 1996.


Corradi, Genilson Gomes. Um Ambiente Digital para apoiar o ensino das operações fundamentais da matemática baseado na Teoria dos Campos Conceituais. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Informática - Universidade Federal do Espírito Santo, 2020.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CORRADI, Genilson Gomes; MENEZES, Crediné Silva. Um Ambiente Digital para apoiar o ensino das operações de adição e subtração baseado na Teoria dos Campos Conceituais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 252-261. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.252.