O Uso de Jogos para Apoiar o Ensino e Aprendizagem de Programação

  • João Stephan Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alessandreia Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcelo Caniato Renhe Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo


Esse artigo apresenta o GameProg, uma abordagem para apoiar o ensino e aprendizagem de programação de maneira lúdica e interativa usando como recurso o desenvolvimento de jogos. A sua implementação foi pautada no uso da linguagem C, a partir do CodeBlocks e apoiado pela biblioteca SFML. O objetivo do GameProg é adotar estratégias inovadoras para aumentar o interesse e a motivação do aluno, bem como reduzir a evasão dos cursos de Ciência da Computação e áreas afins. Foi apresentada aos alunos uma primeira versão do GameProg e a avaliação desta versão foi feita através de um questionário. A análise das respostas indicou que a abordagem motivou os alunos com relação ao estudo de programação.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Programação, Aprendizagem Baseada em Jogos, Engajamento dos Estudantes de Computação

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Publicado
24/11/2020
STEPHAN, João; OLIVEIRA, Alessandreia; RENHE, Marcelo Caniato. O Uso de Jogos para Apoiar o Ensino e Aprendizagem de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 381-390. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.381.