Concepção de Jogos Educativos para Crianças Surdas Baseados na Educação Infantil Bilíngue: Um estudo de caso de avaliação da metodologia CAJEDUS

Resumo


A comunidade Surda necessita, desde a infância, de ferramentas computacionais para o apoio à Educação Bilíngue, com a Libras como língua preferencial e o Português escrito como segunda língua. Uma forma de auxiliar os processos de ensino e aprendizagem é a utilização de jogos educativos, que muitas vezes não são acessíveis e desconsideram os objetivos de aprendizagem da Educação Bilíngue. Neste contexto, foi criada a metodologia CAJEDUS (CriAção de Jogos para a EDUcação de crianças Surdas) para apoiar o processo de concepção de jogos educativos para crianças Surdas de 4 e 5 anos com base nos objetivos da Educação Bilíngue. Foi conduzido um estudo de caso com desenvolvedores e seus resultados foram utilizados para aperfeiçoar a metodologia.
Palavras-chave: Jogos Educativos, Criação de Jogos, Crianças Surdas, Educação Bilíngue

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Publicado
24/11/2020
GALVÃO, Ludmilla Fernandes Oliveira; GARCÍA, Laura Sánchez; FELIPE, Tanya Amara. Concepção de Jogos Educativos para Crianças Surdas Baseados na Educação Infantil Bilíngue: Um estudo de caso de avaliação da metodologia CAJEDUS. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 592-601. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.592.