Os efeitos da gamificação social no desempenho dos estudantes durante a quarentena da Covid-19

Resumo


O ensino remoto emergencial fez com que os docentes mudassem suas práticas pedagógicas, impactando as interações sociais dos estudantes. Com isso, surgiu a necessidade de aplicar novas técnicas de ensino, a fim de resgatar essa interação. Nesse sentido, a gamificação social é uma possibilidade, visto que busca apresentar apenas elementos de gamificação que tendem a impactar a interação social. Diante disso, realizamos um estudo com nove estudantes de graduação, buscando identificar os efeitos da gamificação social no desempenho dos estudantes. Os resultados demonstraram que apenas tal estratégia não é suficiente para impactar de maneira positiva a experiência do usuário, abrindo espaço para outros tipos de design de gamificação.

Palavras-chave: Ensino Remoto, Covid-19, Desempenho, Gamificação Social, Análise Quantitativa

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Publicado
22/11/2021
NASCIMENTO, Isabelle Melo do; AMARAL NETO, José Rocha do; SILVA JUNIOR, Luiz Oliveira da; COSTA, Thaíse Kelly de Lima; OLIVEIRA, Wilk. Os efeitos da gamificação social no desempenho dos estudantes durante a quarentena da Covid-19. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 338-349. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218186.