Vida Especial: Um jogo para a promoção do aprendizado e da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que afeta os indivíduos em múltiplos aspectos. Atualmente, já é possível encontrar diversas ferramentas de aprendizado, voltadas para auxiliar o desenvolvimento dessas pessoas, ajudando-as na independência e maior autonomia. Em contrapartida, é possível notar um déficit em relação às ferramentas que promovam a conscientização de pessoas neurotípicas sobre o tema. O jogo Vida Especial é uma ferramenta para a plataforma Android, que busca trazer à luz informações sobre o TEA, com o objetivo de gerar uma conscientização atitudinal em pessoas neurotípicas, esclarecendo pontos importantes e recorrentes sobre o transtorno.

Palavras-chave: Jogos Sérios, Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva

Referências

Aguiar, E., Gomes, V., and Sarinho, V. (2019). Tales of health-tea: Uma proposta de storytelling digital para conscientização do transtorno do espectro do autismo. https://sol.sbc.org.br/index.php/sbcas/article/view/6260

APA (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: Dsm 5. [link].

Braga, K. M. M. C. B., Oliveira, P. M., Sousa, P. J., Legey, A. P., Mol, A. C., Freitas, V. G., and Trotta, L. (2018). Bullying e cyberbullying no ambiente escolar: a utilização de jogos como instrumento de conscientização, prevenção e combate a essas práticas. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, 3(1).

Carvalho, C. V. (2015). Aprendizagem baseada em jogos. pages 176–181.

Centers for disease control and prevention (2020). Data and statistics on autism spectrum disorder. https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html

Cox, K. and Bittencourt, R. (2017). Estudo bibliográfico sobre o processo de construção de jogos digitais: A necessidade de sinergia entre o educar e o divertir. Revista Brasileira de Informática na Educação, 25(01):16.

de Ajuriaguerra, J. (1977). Manual de psiquiatría infantil. Masson.

de Mira Gobbo, M. R., de Barbosa, C. R. S. C., Morandini, M., Mafort, F., and Mioni, J. L. V. M. (2018). Jogo ACA para indivíduos com transtorno do espectro autista. Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames).

Gadia, C. A., Tuchman, R., and Rotta, N. T. (2004). Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de pediatria, 80(2):83–94.

Macedo, F. T. (2019). Um jogo georreferenciado com recurso de realidade aumentada para auxiliar o aprendizado e desenvolvimento de crianças com autismo. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em ciências da computação), Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Medeiros, J. F. (2015). Avaliação de usabilidade e jogabilidade em jogos para dispositivos móveis.

Nascimento, R. S. (2018). Os benefícios da aplicação de jogos educacionais executados por computador e dispositivos móveis no tratamento do transtorno do espectro autista. In Anais da V Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro, pages 74–77, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Neto, G. D. B., Silva, G. C., and Pereira, C. P. (2017). Autástico: Jogo educativo na plataforma android para auxiliar no desenvolvimento social e cognitivo de crianças autistas. XVI SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica, 16.

Nunes, D. R., Azevedo, M., and Schmidt, C. (2013). Inclusão educacional de pessoas com autismo no brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, 26(47):557–572.

ONU Brasil (2015). Especialistas da ONU em direitos humanos pedem fim da discriminação contra pessoas com autismo.

Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., and Borgatto, A. (2017). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27:52.

Santana, B. B., Pereira, C. P., Brito, K. O., and Sarinho, V. T. (2018). Projeto vida especial: Um jogo digital para vivencia de situações do transtorno do espectro autista. In SBC - Proceedings of SBGames.

Sarinho, V. T. (2017). Uma proposta de game design canvas unificado. In XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), page 141–148.

Teixeira, S. and Ramos, A. (2015). Narrativa digital no jardim de infância: motivação, dificuldades e interação presencial e online. Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM), pages 1367–1380.

Vasconcellos, M. S., Carvalho, F. G., Barreto, J. O., and Atella, G. C. (2017). As várias faces dos jogos digitais na educação. In Informática na Educação: teoria e prática, volume 20, pages 203–218.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SANTANA, Beatriz de Brito; PEREIRA, Claudia Pinto. Vida Especial: Um jogo para a promoção do aprendizado e da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 487-498. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218605.