O ensino de design thinking ajuda no desenvolvimento de aplicativos originais no contexto do ensino de computação?

Resumo


A criatividade é uma habilidade essencial do século XXI. Em diversas áreas, a aplicação do design thinking auxilia no desenvolvimento de soluções criativas e originais, no entanto, faltam evidências empíricas para a área de educação em computação. Assim, este artigo analisa se o ensino de design thinking ajuda no desenvolvimento de aplicativos originais por meio de uma série de estudos de caso em disciplinas nos níveis de graduação e pós-graduação de computação. Resultados de avaliações subjetivas e objetivas indicam que o ensino de design thinking pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades criativas como parte do ensino de computação.

Palavras-chave: Design Thinking, Desenvolvimento de aplicativos, Ensino de computação

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Publicado
16/11/2022
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DA CRUZ ALVES, Nathalia; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane. O ensino de design thinking ajuda no desenvolvimento de aplicativos originais no contexto do ensino de computação?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1268-1280. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224690.