A Cultura Maker como estratégia para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática da Literatura

Resumo


Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que tem como objetivo identificar a existência de estudos que utilizam a Cultura Maker como proposta para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A RSL foi baseada no protocolo proposto por Kitchenham e na metodologia PRISMA, partindo de um total de 599 (27 selecionados e 3 analisados) artigos encontrados nas bases: CEIE, Scopus, IEEE, ACM DL. Os resultados apontam que existe uma carência de estudos que evidenciam a utilização da Cultura Maker no contexto citado. Porém, destaca-se o fato que as práticas de leitura e escrita estão relacionadas ao pensamento computacional, Game Design e robótica.
Palavras-chave: Cultura Maker, Leitura e Escrita, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

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Publicado
16/11/2022
SOUSA, Maressa Maria L. de; GOMES, Apuena V.. A Cultura Maker como estratégia para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1303-1312. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224761.