Endomarketing na Melhoria de Processos de Software

  • Diogo Pinheiro de Araújo UNISINOS
  • Josiane Brietzke Porto UNISINOS

Resumo


A concorrência austera entre empresas desenvolvedoras de software ocasiona a busca das mesmas por qualificação e adequação de seus processos às boas práticas de modelos como o MPS e o CMMI. Porém, existem aspectos que devem ser levados em consideração, como o fator humano, que podem influenciar projetos e iniciativas nessa área. Buscando tratar a influência do fator humano, esse trabalho analisou os principais instrumentos de Endomarketing presentes e considerados importantes na melhoria de processos de software, segundo a percepção de profissionais da área, em nível nacional, através de uma survey. Os resultados obtidos mostraram que a presença desses instrumentos na melhoria de processos de software está aquém do quão importante é considerado pelos especialistas.
Palavras-chave: Endomarketing, Processos de Software, Melhoria

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Publicado
04/08/2014
DE ARAÚJO, Diogo Pinheiro; PORTO, Josiane Brietzke. Endomarketing na Melhoria de Processos de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 13. , 2014, Blumenau. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 91-105. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2014.15246.