A utilização de jogos em treinamentos e ações de institucionalização de processos
Resumo
A capacitação dos profissionais e a realização de treinamentos com foco nos processos organizacionais são de suma importância na caminhada para alcançar maturidade no gerenciamento e desenvolvimento de software. Este artigo descreve a experiência, os pontos positivos e as lições aprendidas pela Spread Systems – Unidade MSA Infor - ao utilizar jogos, como o RPG (Role Playing Game), para auxiliar na institucionalização dos processos. A experiência ocorreu durante o programa de implantação do CMMI nível 5 e foi essencial para o sucesso da organização na avaliação, garantindo maior envolvimento entre as pessoas e a disseminação do conhecimento com criatividade e fácil aprendizado.
Palavras-chave:
utilização de jogos, treinamentos, institucionalização de processos
Referências
Chrissis, M.B., Konrad, M. e Shrum, S. (2007) “CMMI: guidelines for process integration and product improvement”. Addison-Wesley.
Curtis, B., Hefley, W.E., Miller, S. (1995) “Overview of the People Capability Maturity Model”, Pittsburg.
Grando, R. C. (1995) “O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo de ensino-aprendizagem da matemática”. Dissertação de Mestrado da Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas-SP. Disponível em: http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000084233. Acesso em 13 de abril de 2011.
Marcatto, A. (1996) “Saindo do Quadro: Uma Metodologia Educacional Lúdica e Participativa baseada no Role Playing Game”. Exata Comunicação e Serviços S/C LTDA, São Paulo.
MEC. Ministério da Educação (2006) “Cadernos Temáticos”. Disponível em portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/cadernos09_v2.pdf . Acesso em 08 de março de 2011.
Nagamatsu, F. A. et al (2006). “A Aplicação do Jogo de Empresas no Desenvolvimento Gerencial: Um Estudo Aplicado em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Nível Lato Sensu)”. In: IX Seminários de Administração FEA-USP, São Paulo – SP, Brasil. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/9semead/ . Acesso em: 11 de abril de 2011.
Piaget, J. (1993) “Seis Estudos de Psicologia”. Forense Universitária, Rio de Janeiro.
Curtis, B., Hefley, W.E., Miller, S. (1995) “Overview of the People Capability Maturity Model”, Pittsburg.
Grando, R. C. (1995) “O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo de ensino-aprendizagem da matemática”. Dissertação de Mestrado da Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas-SP. Disponível em: http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000084233. Acesso em 13 de abril de 2011.
Marcatto, A. (1996) “Saindo do Quadro: Uma Metodologia Educacional Lúdica e Participativa baseada no Role Playing Game”. Exata Comunicação e Serviços S/C LTDA, São Paulo.
MEC. Ministério da Educação (2006) “Cadernos Temáticos”. Disponível em portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/cadernos09_v2.pdf . Acesso em 08 de março de 2011.
Nagamatsu, F. A. et al (2006). “A Aplicação do Jogo de Empresas no Desenvolvimento Gerencial: Um Estudo Aplicado em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Nível Lato Sensu)”. In: IX Seminários de Administração FEA-USP, São Paulo – SP, Brasil. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/9semead/ . Acesso em: 11 de abril de 2011.
Piaget, J. (1993) “Seis Estudos de Psicologia”. Forense Universitária, Rio de Janeiro.
Publicado
06/06/2011
Como Citar
SUZUKI, Cintya C. Corgosinho; XAVIER, Rosana V.; ROMEU, Priscilla N.; MOREIRA, Lucilia V.; FREITAS, Renata L.; MOREIRA, Sandra C.; LEAL JR., Pedro Lopes da Rocha.
A utilização de jogos em treinamentos e ações de institucionalização de processos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 10. , 2011, Curitiba.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2011
.
p. 401-408.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2011.15412.