A utilização de jogos em treinamentos e ações de institucionalização de processos

  • Cintya C. Corgosinho Suzuki Spread Systems
  • Rosana V. Xavier PUCMG
  • Priscilla N. Romeu Spread Systems
  • Lucilia V. Moreira Spread Systems
  • Renata L. Freitas Spread Systems
  • Sandra C. Moreira Spread Systems
  • Pedro Lopes da Rocha Leal Jr. Spread Systems

Resumo


A capacitação dos profissionais e a realização de treinamentos com foco nos processos organizacionais são de suma importância na caminhada para alcançar maturidade no gerenciamento e desenvolvimento de software. Este artigo descreve a experiência, os pontos positivos e as lições aprendidas pela Spread Systems – Unidade MSA Infor - ao utilizar jogos, como o RPG (Role Playing Game), para auxiliar na institucionalização dos processos. A experiência ocorreu durante o programa de implantação do CMMI nível 5 e foi essencial para o sucesso da organização na avaliação, garantindo maior envolvimento entre as pessoas e a disseminação do conhecimento com criatividade e fácil aprendizado.
Palavras-chave: utilização de jogos, treinamentos, institucionalização de processos

Referências

Chrissis, M.B., Konrad, M. e Shrum, S. (2007) “CMMI: guidelines for process integration and product improvement”. Addison-Wesley.

Curtis, B., Hefley, W.E., Miller, S. (1995) “Overview of the People Capability Maturity Model”, Pittsburg.

Grando, R. C. (1995) “O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo de ensino-aprendizagem da matemática”. Dissertação de Mestrado da Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas-SP. Disponível em: http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000084233. Acesso em 13 de abril de 2011.

Marcatto, A. (1996) “Saindo do Quadro: Uma Metodologia Educacional Lúdica e Participativa baseada no Role Playing Game”. Exata Comunicação e Serviços S/C LTDA, São Paulo.

MEC. Ministério da Educação (2006) “Cadernos Temáticos”. Disponível em portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/cadernos09_v2.pdf . Acesso em 08 de março de 2011.

Nagamatsu, F. A. et al (2006). “A Aplicação do Jogo de Empresas no Desenvolvimento Gerencial: Um Estudo Aplicado em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Nível Lato Sensu)”. In: IX Seminários de Administração FEA-USP, São Paulo – SP, Brasil. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/9semead/ . Acesso em: 11 de abril de 2011.

Piaget, J. (1993) “Seis Estudos de Psicologia”. Forense Universitária, Rio de Janeiro.
Publicado
06/06/2011
Como Citar

Selecione um Formato
SUZUKI, Cintya C. Corgosinho; XAVIER, Rosana V.; ROMEU, Priscilla N.; MOREIRA, Lucilia V.; FREITAS, Renata L.; MOREIRA, Sandra C.; LEAL JR., Pedro Lopes da Rocha. A utilização de jogos em treinamentos e ações de institucionalização de processos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 10. , 2011, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 401-408. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2011.15412.