MiniDMAIC: Uma Abordagem para Análise e Resolução de Causas em Projetos de Desenvolvimento de Software

  • Carla Ilane M. Bezerra UNIFOR / Instituto Atlântico
  • Ciro Carneiro Coelho Instituto Atlântico
  • Fca. Márcia G. S. Gonçalves UNIFOR
  • Carlo Giovano S. Pires Instituto Atlântico
  • Gabriela Telles Instituto Atlântico
  • Adriano Bessa Albuquerque UNIFOR

Resumo


O tratamento dos problemas e defeitos encontrados nos projetos de software ainda é deficiente na maioria das organizações. As análises em geral não focam suficientemente no problema e suas possíveis origens, levando a tomadas decisões erradas que acabam por não resolver o problema. Também é difícil a implementação de um processo de Análise e Resolução de Causas (CAR) em projetos, conforme prescrito pelo nível 5 do CMMI, devido aos recursos limitados com os quais os mesmos têm que trabalhar. Este trabalho propõe o MiniDMAIC, uma abordagem para análise e resolução de causas de defeitos e problemas em projetos de desenvolvimento de software com base na metodologia DMAIC do Six Sigma e na área de processo de CAR do CMMI.
Palavras-chave: Análise, Resolução de Causas, Processos de Desenvolvimento de Software

Referências

Banas Qualidade. (2007) “Melhoria contínua - Soluções de Problemas”, Quality News. São Paulo. Disponível em http://www.estatbrasil.com.br/PgQtN20030003.htm . Acesso em: 22 fev, 2007.

Blauth, Regis. (2003) “Seis Sigma: uma estratégia para melhorar resultados”, Revista FAE Business, no 5.

Chrissis, Mary B.; Konrad, Mike; Shrum, Sandy. (2006) “CMMI: Guidelines for Process Integration and Product Improvement”, 2nd edition, Boston, Addison Wesley.

Harry D., Schroeder, R. (2000) Six Sigma: the breakthrough management strategy revolutionizing the World’s Top Corporation. New York: Doubleday.

Ishikawa, K. (1998) Controle de Qualidade Total – À Maneira Japonesa. Rio de Janeiro, Campus, 6a edição.

Juran, J. M. (1991) Controle de Qualidade Handbook. J. M. Juran, Frank M. Gryna - São Paulo - Makron, McGraw-Hill.

Kulpa, Margaret K.; Johnson, Kent A. (2003) “Interpreting the CMMI: a process improvent approach” Florida, Auerbach.

Pande, S. (2001) “Estratégia Six Sigma: como a GE, a Motorola e outras grandes empresas estão aguçando seu desempenho”. Rio de Janeiro, Qualitymark.

Rath and Strong. (2005) “Six Sigma/DMAIC Road Map”, 2nd edition.

Rotondaro, G. R; Ramos, A. W.; Ribeiro, C. O.; Miyake, D. I.; Nakano, D.; Laurindo, F. J. B; Ho, L. L.; Carvalho, M. M.; Braz, A. A.; Balestrassi, P. P. (2002) “Seis Sigma: Estratégia Gerencial para Melhoria de Processos, Produtos e Serviços”, São Paulo, Atlas.

Smith, B.; Adams, E. (2000) “LeanSigma: advanced quality”, Proc. 54th Annual Quality Congress of the American Society for Quality, Indianapolis, Indiana.

Tayntor, Christine B. (2003) “Six Sigma Software Development”, Flórida, Auerbach.

Watson, G. H. (2001) “Cycles of learning: observations of Jack Welch”, ASQ Publication.
Publicado
01/06/2009
Como Citar

Selecione um Formato
BEZERRA, Carla Ilane M.; COELHO, Ciro Carneiro; GONÇALVES, Fca. Márcia G. S.; PIRES, Carlo Giovano S.; TELLES, Gabriela; ALBUQUERQUE, Adriano Bessa. MiniDMAIC: Uma Abordagem para Análise e Resolução de Causas em Projetos de Desenvolvimento de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 8. , 2009, Ouro Preto. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 166-180. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2009.15511.