A qualidade do processo de desenvolvimento de software a partir da gestão de projetos: um estudo de caso

  • Cicero Aparecido Bezerra PUCPR

Resumo


A qualidade é percebida em três dimensões: no projeto, no processo e no produto. Estas três dimensões, quando combinadas, contribuem para a qualidade total do produto. Vários estudos têm sido realizados no sentido de mensurar a qualidade do produto final, que é facilmente perceptível pelo usuário. Em relação a produtos de software, quando as necessidades do cliente não são atendidas, nada mais pode ser feito no sentido de manter sua expectativa com a qualidade, há não ser reparos no software, acarretando retrabalho e consumo extra de recursos. Neste sentido, torna-se natural focar a atenção também em aspectos existentes durante o processo de desenvolvimento, mas precisamente na gestão do projeto, visto sua persistência em todas as fases da engenharia de software. O presente artigo avalia os resultados da implantação de gestão de projetos em uma pequena software-house, sob a ótica dos engenheiros de software, nos aspectos de produtividade, controle, satisfação e inovação, fatores considerados integrantes da qualidade de processo. Esta avaliação é efetuada em dois momentos distintos, com a intenção de verificar sua continuidade, ou se trata apenas de mais uma abordagem passageira que não agrega valor ao produto final.
Palavras-chave: gestão de projetos, engenharia de software, qualidade de processo

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Publicado
31/05/2004
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BEZERRA, Cicero Aparecido. A qualidade do processo de desenvolvimento de software a partir da gestão de projetos: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 3. , 2004, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2004 . p. 311-318. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2004.16203.