Proteção de Redes Ópticas Elásticas com Multiplexação Espacial Baseada em Agregação de Tráfego, Sobreposição de Espectro e Compartilhamento de Caminho de Backup

  • Helder M. N. da S. Oliveira
  • Nelson L. S. da Fonseca

Resumo


A introdução da multiplexação por divisão espacial (SDM) em redes ópticas traz novos desafios para proteção de redes, uma vez que um caminho de luz pode abranger múltiplos núcleos. Neste artigo, investiga-se o problema da proteção dinâmica contra falhas simples em redes ópticas utilizando multiplexação espacial. Para isso, propomos um novo algoritmo para proteção de caminho realizando agregação de tráfego óptica e sobreposição de espectro. No algoritmo Spectrum, Backup, Routing and Core assignment (SBRC), cada conexão é atribuída a um caminho primário e a um caminho de backup.
Publicado
10/05/2018
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Helder M. N. da S.; FONSECA, Nelson L. S. da. Proteção de Redes Ópticas Elásticas com Multiplexação Espacial Baseada em Agregação de Tráfego, Sobreposição de Espectro e Compartilhamento de Caminho de Backup. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC) , 2018 Anais do XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, may 2018 . ISSN 2177-9384.