Controle Adaptativo de Semáforo com Pelotões Veiculares Mais Acurados

  • Arinaldo Lopes da Silva Universidade Federal do Piauí
  • André Castelo Branco Soares Universidade Federal do Piauí

Resumo


Os congestionamentos de trânsito nos grandes centros urbanos vêm aumentando a cada ano e prejudicando a mobilidade das pessoas. A configuração de temporização dos semáforos é um fator importante a ser considerado. Utilizando redes veiculares, este trabalho apresenta um algoritmo de controle adaptativo de semáforo reformulado a partir de um aperfeiçoamento da melhor solução encontrada na literatura até então, o ITLC (Intelligent Traffic Light Controlling). As contribuições deste trabalho incidem na forma como os pelotões de veículos são formados e atualizados. Por meio de simulações em ambiente sintético e em ambiente realístico na cidade de Bolonha na Itália, verificou-se que o algoritmo reformulado apresentou resultados superiores em termos de vazão de veículos no semáforo, além de reduzir o atraso médio dos veículos, a emissão média de CO2 e o overhead de sinalização quando comparado ao ITLC.

Palavras-chave: Redes Veículares, Controle de Congestionamento, Simulação

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Publicado
06/05/2019
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SILVA, Arinaldo Lopes da; SOARES, André Castelo Branco. Controle Adaptativo de Semáforo com Pelotões Veiculares Mais Acurados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 37. , 2019, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1056-1069. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2019.7422.