Diagrama Tátil: Uma Abordagem de Ensino de Banco de Dados para Pessoas com Deficiências Visuais Através da Pesquisa-Ação

  • Amanda Klein Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Bárbara P. Caetano Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Huandy C. de Camargo Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Gabriel C. Fornitano Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Rafael de M. D. Frinhani Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Melise M. V. de Paula Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Resumo


Esta pesquisa aborda a necessidade de inclusão no ensino de banco de dados, com foco em tornar o processo de modelagem mais acessível às pessoas com deficiência visual. O foco do trabalho é a etapa do projeto conceitual do banco de dados, mais especificamente a elaboração do Modelo Entidade Relacionamento (MER). Por meio da implementação de um diagrama tátil desenvolvido com base na pesquisa-ação, esta pesquisa buscou atender às necessidades específicas desses estudantes. A ferramenta tátil desenvolvida foi avaliada durante o uso e de uma entrevista final. Os resultados revelaram que o diagrama tátil foi adequado para promover a inclusão, oferecendo às pessoas com deficiência visual uma ferramenta para compreender conceitos visuais de banco de dados. Além disso, a colaboração estreita com os próprios usuários durante o processo contribuiu para uma criação verdadeiramente centrada no usuário.
Palavras-chave: deficiência visual, ensino, pesquisa-ação, modelagem conceitual de banco de dados

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Publicado
29/04/2024
KLEIN, Amanda; CAETANO, Bárbara P.; CAMARGO, Huandy C. de; FORNITANO, Gabriel C.; FRINHANI, Rafael de M. D.; PAULA, Melise M. V. de. Diagrama Tátil: Uma Abordagem de Ensino de Banco de Dados para Pessoas com Deficiências Visuais Através da Pesquisa-Ação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 85-97. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2024.238061.