Uma visão das relações de poder professor-alunos através de um artefato de acompanhamento automático para sessões de bate-papos em Ambiente Virtual de Aprendizado

  • Ricardo Domingos Rodriguez UNIRIO
  • Mariano Pimentel UNIRIO

Resumo


Este artigo trata de uma perspectiva das relações de poder em uma sala de aula virtual, onde um artefato tecnológico, criado para auxiliar o professor a identificar os alunos que não participam de uma aula de bate-papo (chat), em um Ambiente Virtual de Aprendizado, pode ser usado como empoderamento e onisciência para o professor e, ao mesmo tempo, como um instrumento de vigilância e punição para os alunos.

Referências

Foucault, M., 1999. Vigiar e Punir: nascimento da prisão, 20th ed. Vozes, Petrópolis, RJ.

Pimentel, M., 2006. ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração. Presented at the III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, SBSI, Curitiba, Paraná.

Sampaio, S.S., 2011. A liberdade como condição das relações de poder em Michel Foucault.

Simon, H., 1996. The Sciences of the Artificial. MIT Press, Cambridge, MA.

Weringa, R.J., 2014. Design Science Methodology for Information Systems and Software Engineering. Spring, London.
Publicado
03/10/2019
DOMINGOS RODRIGUEZ, Ricardo; PIMENTEL, Mariano. Uma visão das relações de poder professor-alunos através de um artefato de acompanhamento automático para sessões de bate-papos em Ambiente Virtual de Aprendizado. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 1. , 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 112-113. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2019.7817.