Segurança no Sensoriamento e Aquisição de Dados de Testes de Impacto Veiculares

  • Wilson S. Melo Jr INMETRO / UFRJ
  • Luiz F. R. C. Carmo INMETRO / UFRJ
  • Charles Prado INMETRO
  • Paulo R. Nascimento INMETRO
  • Luci Pirmez UFRJ

Resumo


Este trabalho trata da segurança cibernética em um teste de impacto de veículos (crash tests). Um modelo de ataque descreve os principais ataques que podem ser lançados contra os sistemas de sensoriamento e aquisição de dados. Para cada ataque, são apresentadas contramedidas baseadas em metodologias já consolidadas na literatura. Todavia, um desses ataques está relacionado com a dificuldade de se confirmar que os sensores foram de fato embarcados no veiculo durante o teste. Para este ataque é apresentada uma ideia original de emissão de um identificadorúnico para cada sensor usando um dispositivo luminoso e a recuperação deste por uma câmera já utilizada no teste. A factibilidade da ideia é demonstrada por meio de um experimento.

Referências

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Publicado
03/11/2014
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MELO JR, Wilson S.; CARMO, Luiz F. R. C.; PRADO, Charles; NASCIMENTO, Paulo R.; PIRMEZ, Luci. Segurança no Sensoriamento e Aquisição de Dados de Testes de Impacto Veiculares. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBSEG), 14. , 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 70-83. DOI: https://doi.org/10.5753/sbseg.2014.20122.

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