Certificados Otimizados para a validação eficiente da Assinatura Digital

  • Adriana Elissa Notoya UFSC
  • Ricardo Felipe Custódio UFSC
  • Fernando Carlos Pereira UFSC
  • Joni da Silva Fraga UFSC

Resumo


Este trabalho propõe certificados otimizados para a verificação eficiente de assinatura digital de documentos eletrônicos. Os certificados omitizados podem ser utilizados em substituição ao certificado do signatário como meio de comprovar a validade de assinaturas digitais. A melhoria na verificação da assinatura, a eliminação da necessidade de se verificar o status do certificado e de um carimbo de tempo de uma terceira parte são vantagens do certificado otimizado, tornando-os adequados a aplicações, por exemplo, em dispositivos wireless.

Referências

Housley, R. and Polk, T. (2001). Planning for PKI: Best Practices Guide for Deploying Public Key Infrastructure. John Wiley & Sons, Inc., New York, NY, USA.

Jain, G. (2005). Certificate revocation: a survey. http://www.cis.upenn.edu/jainq/papers/recocation.pdf.

Micali, S. (1996). Efficient certificate revocation. Technical report, Cambridge, MA, USA.

Zhou, J. and Deng, R. (2000). On the validity of digital signatures. SIGCOMM Comput. Commun. Rev., 30(2):29–34.
Publicado
27/08/2007
Como Citar

Selecione um Formato
NOTOYA, Adriana Elissa; CUSTÓDIO, Ricardo Felipe; PEREIRA, Fernando Carlos; FRAGA, Joni da Silva. Certificados Otimizados para a validação eficiente da Assinatura Digital. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBSEG), 7. , 2007, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2007 . p. 249-252. DOI: https://doi.org/10.5753/sbseg.2007.20932.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>