Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogeneas e entregas fracionadas

  • Marc A. Vieira de Queiroz UEL
  • Pedro Casagrande Campos UEL
  • Rodolfo Miranda de Barros UEL
  • Jacques Duílio Brancher UEL

Resumo


Este artigo apresenta uma solução para o problema de roteirização veículos utilizando a técnica de construção de rotas por inserção sequencial. A construção de rotas baseia-se na heurística de economia inspirada em algoritmos clássicos, como o desenvolvido por Clarke e Wright em 1964. A heurística de economia empregada faz uso de quatro algoritmos, Economia Combinada (EC), Oportunidade Otimista de Economia (OOE), Oportunidade Real de Economia (ORE) e Oportunidade Real de Economia com parâmetro modelador de rota (OREλ). Os algoritmos são testados por um conjunto de benchmarks e apresentam soluções gráficas e numéricas.
Palavras-chave: Roteirização de Veículos, Frotas Heterogêneas, Entregas Fracionadas

Referências

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Publicado
16/05/2012
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DE QUEIROZ, Marc A. Vieira; CAMPOS, Pedro Casagrande; DE BARROS, Rodolfo Miranda; BRANCHER, Jacques Duílio. Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogeneas e entregas fracionadas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 411-422. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14424.

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