Complementando o Aprendizado em Programação: Experiências no Curso de Sistemas de Informação da USP

  • Luciano A. Digiampietri USP
  • Sarajane M. Peres USP
  • Fabio Nakano USP
  • Norton T. Roman USP
  • Bárbara B. C. Silva USP
  • Beatriz Teodoro USP
  • Douglas F. P. da Silva Jr. USP
  • Guilherme V. A. Pereira USP
  • Guilherme O. Borges USP
  • Gustavo R. Pereira USP
  • Marcelo V. dos Santos USP
  • Maruscia Baklizky USP
  • Priscilla K. Wagner USP
  • Vitor A. Barros USP

Resumo


O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade de Sao Paulo trabalha pela constante melhoria na formação que oferece para seus alunos, o que requer um trabalho contínuo de inovação e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem executados por seus professores e alunos. Na busca desta melhoria, os professores e alunos vem realizando algumas ações, dentre as quais estão as experiências apresentadas neste artigo: as disciplinas de Desafios de Programação e o Campeonato de Programação para Calouros. Ambas estao focadas na complementação do aprendizado de lógica de programação, algoritmos e estruturas de dados – assuntos difíceis do pontode vista didatico, mas imprescindíveis na formação técnica de qualidade.
Palavras-chave: Aprendizado em Programação, Curso de Sistemas de Informação, USP

Referências

Bergin, S. and Reilly, R. (2005). The influence of motivation and comfort-level on learning to program. In Proceedings of the 17th Workshop of the Psychology of Programming Interest Group, PPIG ’05. University of Sussex, Brighton, UK.

Boersen, R. and Phillipps, M. (2006). Programming contests: Two innovative models from new zealand. In Pohl, W., editor, Perspectives on Computer Science Competitions for (High School) Students.

Dagiene, V. (2006). Competition in information technology - learning in an atrractive way. In Pohl, W., editor, Perspectives on Computer Science Competitions for (High School) Students.

Fantinato, M., Chaim, M. L., Morandini, M., Peres, S. M., and Tuesta, E. F. (2011). Applying a contest to improve learning in the information systems development - an interdisciplinary and extracurricular approach. Informatics in Education, 10(2):195– 212.

Halim, S. and Halim, F. (2009). Competitive Programming, chapter Competitive Programming in National University of Singapore, page 152. lulu.

Lumsden, L. S. (1994). Student motivation to learn. In Eric Digests, number 92. ERIC Clearinghouse on Educational Management, 1787 Agate Street, Eugene, OR 97403.

Maehr, M. L. and Midgley, C. (1991). Enhancing student motivation: A schoolwide approach. Educational Psychologist, 26(3 and 4):399–427.

Masiero, P. C. (2010). Projeto pedagogico do curso de sistemas de informação.

Paulik, M. J. and Krishnan, M. (2001). A competition-motivated capstone design course: the result of a fifteen-year evolution. IEEE Transactions on Education, 44(1):67–75.

Qusay H. Mahmoud, W. D. and Swayne, D. (2004). Redesigning introductory computer programming with html, javascript, and java. In Dan Joyce, D. K., editor, SIGCSE’04 Proceedings of the 35th SIGCSE technical symposium on Computer science education, pages 120–124. Association for Computing Machinery.

SBC (2003). Currículo de referência da SBC para cursos de graduação em computação eInformática. Documento aprovado em Assembléia Geral da SBC.
Publicado
16/05/2012
Como Citar

Selecione um Formato
DIGIAMPIETRI, Luciano A. et al. Complementando o Aprendizado em Programação: Experiências no Curso de Sistemas de Informação da USP. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 540-551. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14439.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)