O Twitter como Ferramenta de Obtenção de Vantagem Competitiva: um Estudo Multicaso com Empresas de Comércio Coletivo

  • Ronnie E. S. Santos UFRPE
  • Cleyton V. C. Magalhães UFRPE
  • Diego G. S. Santos UFRPE
  • Roberto Cássio S. Nascimento UFRPE
  • Jorge S. Correia Neto UFRPE

Resumo


Os sites de comércio coletivo e as redes sociais têm crescido exponencialmente no competitivo mercado brasileiro, o que demanda novas estratégias de relacionamento com o cliente. Assim, este trabalho objetivou descrever elementos da estratégia aplicada por empresas de comércio coletivo para a obtenção de vantagem competitiva através do Twitter, com base no modelo de Hart e Milstein (2003). Os resultados iniciais consideram as mensagens enviadas através da rede pelas três maiores empresas de comércio coletivo do Brasil no primeiro trimestre de 2011, mostrando que o Twitter como mídia social é capaz de gerar algumas vantagens competitivas para as empresas que o utilizam, porém com um foco maior na dimensão interna.
Palavras-chave: Twitter, Obtenção de Vantagem Competitiva, Comércio Coletivo

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Publicado
16/05/2012
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SANTOS, Ronnie E. S.; MAGALHÃES , Cleyton V. C.; SANTOS, Diego G. S.; NASCIMENTO, Roberto Cássio S.; NETO, Jorge S. Correia. O Twitter como Ferramenta de Obtenção de Vantagem Competitiva: um Estudo Multicaso com Empresas de Comércio Coletivo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 761-766. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14461.