A Lei de Acesso à Informação brasileira e os desafios tecnológicos dos dados abertos governamentais
Resumo
A Lei de Acesso à Informação (LAI) determina a divulgação espontânea (transparência ativa) de informações diversas por instituições públicas. A LAI veio a preencher uma histórica lacuna político-social, mediante iniciativas e acordos internacionais, porém, ela evidencia a falta de maturidade técnica em dados abertos governamentais. De fato, a implantação da LAI vem ocorrendo em meio a esforços muito recentes de P&D sobre temas que vão de formatos abertos e padrões de interoperabilidade a dados ligados no contexto da Web Semântica. Este artigo de posicionamento apresenta perspectivas de pesquisa envolvendo a LAI e os desafios tecnológicos na área de dados abertos governamentais e transparência.
Referências
CGU – Controladoria Geral da União. (2012) “Guia para Criação da Seção de Acesso à Informação nos Sítios Eletrônicos dos Órgãos e Entidades Federais”.
CiberDem – Núcleo de Pesquisa em Ciberdemocracia. (2013). Disponível em http://www2.unirio.br/unirio/ccet/unirio-cgu. Acesso em 22/01/2013.
Morgan, Dan. (2010) “Toward an Open Data Maturity Model”. Disponível em http://www.phaseonecg.com/blog/archives/319. Acesso em 21/01/2013.
Nascimento, L.P. do (2011). A Transparência dos Portais Brasileiros de Transparência Pública: Um Estudo de Três Casos. Dissertação. UFRJ/COPPE.
OGP Open Government Partnership. (2012) “Open Government Declaration”. Disponível em: http://www.opengovpartnership.org/open-government-declaration. Acesso em 07/06/2012.
W3C – World Wide Web Consortium – Escritório Brasil. (2011) “Manual dos Dados Abertos: Governo”.