Modelando Serviços a partir de Processos de Negócio: Uma Abordagem Dirigida a Modelos

  • João Pedro Bittencourt Universidade Federal da Bahia
  • Edlane Proencia Universidade Federal da Bahia
  • Rita Suzana Pitangueira Maciel Universidade Federal da Bahia

Resumo


A modelagem de processos de negócio ajuda a entender e identificar atividades realizadas por uma organização, as quais podem ser usadas como fonte de requisitos para a modelagem de sistemas. Ela também pode ser usada para derivar serviços candidatos para apoiarem esses requisitos. Entretanto, gerenciar informações entre modelos com diferentes níveis de abstração não é uma tarefa simples. Vários trabalhos foram propostos com o objetivo de resolver este problema através do uso de técnicas de derivação de serviço através de processos de negócios. Este artigo apresenta um método para auxiliar a derivação de serviços dos processos de negócio e utiliza uma abordagem Dirigida a Modelos e heurísticas de forma a obter um modelo de serviços capaz de gerar código. A abordagem é dividida em duas fases. Na primeira fase, um processo de negócio, modelado em BPMN, é transformado em um diagrama de atividades UML. Na segunda fase, o modelo UML é transformado em um modelo SoaML.

Palavras-chave: BPMN, SOA, modelagem de processos, modelagem de serviços, diagrama de atividades

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Publicado
17/05/2016
BITTENCOURT, João Pedro; PROENCIA, Edlane; MACIEL, Rita Suzana Pitangueira. Modelando Serviços a partir de Processos de Negócio: Uma Abordagem Dirigida a Modelos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 12. , 2016, Florianópolis. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 293-300. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2016.5975.