Mineração de Textos para Gestão de Clientes em Empresas de Telecomunicações
Resumo
Em um mercado competitivo, adotar boas estratégias de negócio é um requisito fundamental para satisfazer e fidelizar clientes. Este trabalho teve como objetivo identificar os perfis de usuários que se mantêm fiéis a uma operadora de telecomunicações e os perfis daqueles que a abandonam. Consideram-se os relatórios de ocorrências de atendimento por telefone, registradas em uma base de dados privada, cedida para esta pesquisa. Utilizou-se Mineração de Textos para classificação das ocorrências, a fim de prever cancelamentos, e também extração de regras de associação, a fim de entender os motivos que os levam a ocorrer. Nas condições experimentadas, foi possível prever cancelamentos com acurácia de até 97,02%. Além disso, foram extraídos os atributos mais representativos para cada classe, a fim de fornecer o arcabouço para otimizar a tomada de decisões estratégicas.
Referências
Angelo, C. F. D., & Giangrande, V. (1999). Marketing de relacionamento no varejo. São Paulo: Atlas, 10.
Swift, R. (2001). Customer Relationship Management-O Revolucionário Marketing de Relacionamentos com Clientes.
Kloter, P., & Armstrong, G. (2003). Fundamentos de marketing. México: 6ta Edición Prentice Hall.
Oliveira, C. P., Leão, M. C. S., & Costa, R. A. T. (2016). Gestão do Relacionamento com os clientes: Um Estudo na Agência Beira Rio do Banco do Brasil. Revista de Administração Geral, 1(2), 21-40.
Turban, E., Sharda, R., Aronson, J. E., & King, D. (2009). Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Bookman Editora.
Turban, E., Leidner, D., Mclean, E., & Wetherbe, J. (2010). Tecnologia da Informação para Gestão-: Transformando os Negócios na Economia Digital. Bookman.
Beránková, M. H., & Houska, M. (2011). Data, information and knowledge in agricultural decision-making. AGRIS on-line Papers in Economics and Informatics, 3(2), 74.
Piatetsky-Shapiro, G. (1996). Advances in knowledge discovery and data mining (Vol. 21). U. M. Fayyad, P. Smyth, & R. Uthurusamy (Eds.). Menlo Park: AAAI press.
Gupta, V., & Lehal, G. S. (2009). A survey of text mining techniques and applications. Journal of emerging technologies in web intelligence, 1(1), 60-76.
Hearst, M. A. (1999, June). Untangling text data mining. In Proceedings of the 37th annual meeting of the Association for Computational Linguistics on Computational Linguistics (pp. 3- 10). Association for Computational Linguistics.
Weiss, S. M., Indurkhya, N., Zhang, T., & Damerau, F. (2010). Text mining: predictive methods for analyzing unstructured information. Springer Science & Business Media.
Ordenes, F. V., Theodoulidis, B., Burton, J., Gruber, T., & Zaki, M. (2014). Analyzing Customer Experience Feedback Using Text Mining A Linguistics-Based Approach. Journal of Service Research, 1094670514524625.
Zhong, N., Li, Y., & Wu, S. T. (2012). Effective pattern discovery for text mining. IEEE transactions on knowledge and data engineering, 24(1), 30-44.
de Barcelos, Y. T., Gosling, M., de Freitas Coelho, M., & Resende, M. P. (2014). Ferramenta de visualização de dados e processamento de texto: análise de reviews de viajantes no Tripadvisor. REAVI-Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, 3(4), 25-39.
Fatudimu, I. T., Uwadia, C. O., & Ayo, C. K. (2012). Improving Customer Relationship Management through Integrated Mining of Heterogeneous Data. International Journal of Computer Theory and Engineering, 4(4), 518.
Jain, A. K., Murty M. N., & Flynn, P. J. (1999). Data clustering: a review, ACM Computing Surveys, vol. 31, no. 3, pp. 264–323.
Takeuchi, H., & Yamaguchi, T. (2014). Text mining of business-oriented conversations at a call center. In Data mining for service (pp. 111-129). Springer Berlin Heidelberg.
Cailliau, F., & Cavet, A. (2013, March). Mining automatic speech transcripts for the retrieval of problematic calls. In International Conference on Intelligent Text Processing and Computational Linguistics (pp. 83-95). Springer Berlin Heidelberg.
Rossi, R. G., & Rezende, S. O. (2011a). Generating features from textual documents through association rules. Anais do Encontro Nacional de Inteligência Artificial. SBC. São Carlos – SP, Brasil.
Han, J., Pei, J., & Kamber, M. (2011). Data mining: concepts and techniques. Elsevier.
Rossi, R. G., & Rezende, S. O. (2011b). Building a topic hierarchy using the bag-of-related-words representation. In Proceedings of the 11th ACM symposium on Document engineering (pp. 195-204). ACM.
Agrawal, R., Imieliński, T., & Swami, A. (1993, June). Mining association rules between sets of items in large databases. In Acm sigmod record (Vol. 22, No. 2, pp. 207-216). ACM.
Sias, C. C. (2005). O desempenho dos atributos de qualidade em serviços de conectividade de redes: o caso de uma operadora de telecomunicações. Mestrado - [s.l.] Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Carvalho, F. C. A. (2012). Gestão do Conhecimento. São Paulo. Person.
Slack, N., Chamners, S., Harland, C., Harrison, A. & Johnston, R. (1999). Administração da Produção. São Paulo. Atlas.
Wallach, H. M. (2006). Topic modeling: beyond bag-ofwords. Proceedings of the 23rd international conference on Machine learning (pp. 977-984). ACM.
Silva, F. D., & ZAMBON, M. S. (2006). Gestão do relacionamento com o cliente. São Paulo: Thomson, 191.
Idris, A., Rizwan, M., & Khan, A. (2012). Churn prediction in telecom using Random Forest and PSO based data balancing in combination with various feature selection strategies. Computers & Electrical Engineering, 38(6), 1808-1819.
Lima, F., Oliveira, H., & Salvador, L. (2015). Um Método Não Supervisionado para o Povoamento de Ontologias a partir de Fontes Textuais na Web.