Uma abordagem para adequação de serviços baseada em práticas da ITIL

  • Luiz Topin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Neste artigo são identificadas fragilidades na governança de TI em empresas de todo o Brasil que possuem os seus principais processos de negócio apoiados no setor de TI, ou que são provedores diretos de serviços de TI. Itens específicos foram levados em conta a fim de medir o nível de governança dessa empresas. Com base nas melhores práticas da ITIL V3, foram propostas soluções para contemplar e solucionar as fragilidades encontradas através desta pesquisa. Estas soluções foram testadas em duas empresas distintas: uma fábrica de software e uma empresa do setor de óleo e gás em que a TI é essencial para seu modelo de negocio. Em contato direto com os gestores destas empresas, os artefatos para adequação de serviços de TI foram aperfeiçoados e generalizados.

Palavras-chave: Governan¸ca de TI, gerenciamento de servi¸cos, ITIL

Referências

R. Bent and P. Van Hentenryck. A two-stage hybrid local search for the vehicle routing problem with time windows. Transportation Science, 38(4):515–530, 2004. cited By 138.

O. Bräysy, W. Dullaert, G. Hasle, D. Mester, and M. Gendreau. An effective multirestart deterministic annealing metaheuristic for the fleet size and mix vehicle-routing problem with time windows. Transportation Science, 42(3):371–386, 2008. cited By 38.

J. Caceres-Cruz, P. Arias, D. Guimarans, D. Riera, and A. A. Juan. Rich vehicle routing problem: Survey. ACM Comput. Surv., 47(2):32:1–32:28, Dec. 2014.

M. Dell’amico, M. Monaci, C. Pagani, and D. Vigo. Heuristic approaches for the fleet size and mix vehicle routing problem with time windows. Transportation Science, 41(4):516–526, 2007. cited By 28.

DESA/UN. World’s population increasingly urban with more than half living in urban areas, 2014.

A. Kovacs, B. Golden, R. Hartl, and S. Parragh. The generalized consistent vehicle routing problem. Transportation Science, 49(4):796–816, 2015. cited By 4.

R. Masson, F. Lehuédé, and O. Péton. An adaptive large neighborhood search for the pickup and delivery problem with transfers. Transportation Science, 47(3):344–355, 2013. cited By 18.

J. M. Rodrigues. Crescimento da frota de automóveis e motocicletas nas metrópoles brasileiras 2001/2011. Relatório Técnico 10/2012, PROURB/UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.

S. Ropke and D. Pisinger. An adaptive large neighborhood search heuristic for the pickup and delivery problem with time windows. Transportation Science, 40(4):455–472, 2006. cited By 325.

R. S. SCARINGELLA. A crise da mobilidade urbana em são paulo, 2001.

S. SchrÃűder. Jsprit, 2016.

G. Schrimpf, J. Schneider, H. Stamm-Wilbrandt, and G. Dueck. Record breaking optimization results using the ruin and recreate principle. Journal of Computational Physics, 159(2):139 – 171, 2000. indicate the start of each Appendix, with alphabetic order.
Publicado
17/05/2017
Como Citar

Selecione um Formato
TOPIN, Luiz; BORGES, Eduardo; RIBEIRO, Luciano. Uma abordagem para adequação de serviços baseada em práticas da ITIL. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 13. , 2017, Lavras. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 579-584. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2017.6090.