Uma abordagem para adequação de serviços baseada em práticas da ITIL
Resumo
Neste artigo são identificadas fragilidades na governança de TI em empresas de todo o Brasil que possuem os seus principais processos de negócio apoiados no setor de TI, ou que são provedores diretos de serviços de TI. Itens específicos foram levados em conta a fim de medir o nível de governança dessa empresas. Com base nas melhores práticas da ITIL V3, foram propostas soluções para contemplar e solucionar as fragilidades encontradas através desta pesquisa. Estas soluções foram testadas em duas empresas distintas: uma fábrica de software e uma empresa do setor de óleo e gás em que a TI é essencial para seu modelo de negocio. Em contato direto com os gestores destas empresas, os artefatos para adequação de serviços de TI foram aperfeiçoados e generalizados.
Referências
O. Bräysy, W. Dullaert, G. Hasle, D. Mester, and M. Gendreau. An effective multirestart deterministic annealing metaheuristic for the fleet size and mix vehicle-routing problem with time windows. Transportation Science, 42(3):371–386, 2008. cited By 38.
J. Caceres-Cruz, P. Arias, D. Guimarans, D. Riera, and A. A. Juan. Rich vehicle routing problem: Survey. ACM Comput. Surv., 47(2):32:1–32:28, Dec. 2014.
M. Dell’amico, M. Monaci, C. Pagani, and D. Vigo. Heuristic approaches for the fleet size and mix vehicle routing problem with time windows. Transportation Science, 41(4):516–526, 2007. cited By 28.
DESA/UN. World’s population increasingly urban with more than half living in urban areas, 2014.
A. Kovacs, B. Golden, R. Hartl, and S. Parragh. The generalized consistent vehicle routing problem. Transportation Science, 49(4):796–816, 2015. cited By 4.
R. Masson, F. Lehuédé, and O. Péton. An adaptive large neighborhood search for the pickup and delivery problem with transfers. Transportation Science, 47(3):344–355, 2013. cited By 18.
J. M. Rodrigues. Crescimento da frota de automóveis e motocicletas nas metrópoles brasileiras 2001/2011. Relatório Técnico 10/2012, PROURB/UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.
S. Ropke and D. Pisinger. An adaptive large neighborhood search heuristic for the pickup and delivery problem with time windows. Transportation Science, 40(4):455–472, 2006. cited By 325.
R. S. SCARINGELLA. A crise da mobilidade urbana em são paulo, 2001.
S. SchrÃűder. Jsprit, 2016.
G. Schrimpf, J. Schneider, H. Stamm-Wilbrandt, and G. Dueck. Record breaking optimization results using the ruin and recreate principle. Journal of Computational Physics, 159(2):139 – 171, 2000. indicate the start of each Appendix, with alphabetic order.